Outward Bound é uma expressão de origem náutica que significa “partir rumo ao desconhecido” e descreve o momento em que um navio deixa o porto seguro e parte em direção aos desafios do mar aberto. Reflete a essência da nossa missão: incentivar as pessoas a saírem de suas zonas de conforto, enfrentarem desafios e descobrirem novos potenciais por meio de experiências significativas ao ar livre.
É um método de aprendizado prático que utiliza a natureza como ferramenta de ensino. Por meio de atividades desafiadoras, os participantes aprendem lições enquanto vivenciam situações reais e reflexivas em ambientes naturais.
Dizia nosso fundador Kurt Hahn: Há mais em nós do que imaginamos.Para nós a felicidade vem do autoconhecimento, por isso o nosso lema: Há mais em nós do que imaginamos.
Nas experiências na natureza que oferecemos, as pessoas tem a oportunidade de viver uma jornada de descoberta dos seus potenciais.
Estudos mostram que estar na natureza estimula nossos sentidos, nos reconecta a nossa essência, promove bem estar e aumenta nossa capacidade de resiliência.
Na natureza também saímos da zona de conforto e nos descobrimos capazes de superar desafios. fortalecemos nossa capacidade de buscar nossa felicidade.
Somos diferentes do ecoturismo porque pensamos e facilitamos a jornada das pessoas com foco no desenvolvimento socioemocional delas.
Nossos programas são abertos a pessoas de todas as idades e perfis, incluindo jovens, adultos, idosos, famílias, grupos escolares e empresas.
Cada programa é diferente do outro, podendo incluir atividades como trekking, canoagem, acampamento, dinâmicas de grupo, técnicas e princípios de mínimo impacto ambiental, entre outros. Todas são projetadas para proporcionar desafios, aprendizado e momentos de conexão com a natureza e o grupo.
O método da Outward Bound é baseado na aprendizagem experiencial, utilizando expedições ao ar livre como cenário para o desenvolvimento pessoal e coletivo. Por meio de conceitos e modelos mentais aplicados durante e após as atividades, os participantes são guiados a refletir sobre suas experiências, promovendo conexões profundas consigo mesmos, com os outros e com a natureza. O programa integra técnicas apuradas de vida outdoor (equipamentos, orientação e navegação, cozinha, mínimo impacto na natureza) e desenvolvimento de habilidades socioemocionais (resiliência, empatia e liderança, além de valores como responsabilidade, diversidade, sustentabilidade e serviço.
As dinâmicas dos programas não são iguais em todas as edições. Cada expedição é única, pois diversos fatores influenciam a experiência: o(a) instrutor(a) responsável, as condições climáticas, o local onde acontece e, principalmente, o grupo de participantes. Esses elementos tornam cada programa singular, com desafios e aprendizados próprios.
Os desafios propostos exigem superação, tomada de decisões e trabalho em equipe, fortalecendo a autoconfiança, a resiliência e o senso de responsabilidade. Além disso, os participantes têm a oportunidade de refletir sobre suas experiências e aplicar os aprendizados em suas vidas cotidianas.
Os programas acontecem em regiões naturais de destaque no Brasil, como montanhas, florestas, rios e parques nacionais. Cada local é escolhido para proporcionar experiências imersivas e desafiadoras, valorizando a conexão com a natureza e o respeito ao meio ambiente.
Ao contrário de uma operadora de turismo, a Outward Bound é uma organização educacional sem fins lucrativos. Nosso foco é o desenvolvimento humano por meio da Educação Experiencial Ao Ar Livre, utilizando atividades na natureza como ferramenta de transformação pessoal e não apenas como lazer ou entretenimento.
Diferente de uma atividade turística, nossas experiências não seguem um roteiro fixo de atividades. Existe uma estrutura geral com conteúdos mínimos, que são customizados pelos instrutores em campo.
Por meio do nosso Fundo de Bolsas, oferecemos oportunidades para que pessoas em situação de vulnerabilidade participem dos programas sem custos ou com subsídios. Assim, promovemos acesso à educação transformadora e à vivência de experiências que podem mudar trajetórias de vida.
A Outward Bound Brasil (OBB) é uma organização sem fins lucrativos que, para cumprir sua missão, pode oferecer a venda de produtos e serviços, além de captar recursos por meio de doações e iniciativas de fundraising.
Diferentemente de uma empresa com fins lucrativos, uma organização sem fins lucrativos (not for profit) não distribui lucros a membros ou proprietários. Todo excedente financeiro é integralmente reinvestido em suas atividades, fortalecendo seu impacto e garantindo que o objetivo social da OBB seja continuamente alcançado.
Os valores pagam os custos operacionais para o programa acontecer: (equipe de escritório, instrutores, empréstimo de equipamentos, seguro contra acidentes pessoais, alimentação e em alguns casos transfer).
Além disso, após a quitação desses custos, o valor excedente é destinado ao fundo de bolsas da OBB, que oferece a oportunidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social participarem dos programas.
De duas maneiras:
Existem três maneiras como você pode contribuir com a OBB:
Sim! Somos parte de uma rede global presente em mais de 30 países. Mas não promovemos intercâmbios. Se você quiser saber em qual país encontrar uma Outward Bound e o contato acesse outwardbound.net/our-schools/
Cada caso é analisado individualmente. Antes de se inscrever, a pessoa deve entrar em contato com a equipe da OBB, que vai ajudar a entender os riscos e as adaptações possíveis. Além disso, é imprescindível que o(a) participante consulte seu médico, que deve emitir uma autorização médica. O objetivo é garantir segurança e bem-estar para todos, respeitando os limites de cada um.
O local onde realizamos o programa é plenamente conhecido pela equipe da OBB, mas, diferentemente de trekkings comerciais, o percurso não é previamente fixado. Ele é construído junto com os participantes, a partir dos objetivos pedagógicos, das decisões do grupo e das condições do ambiente. Para quem quer ter uma referência: geralmente são caminhadas ou remadas de intensidade moderada, com tempo e distância adequados para que todas as pessoas do grupo possam participar com segurança, desenvolvendo autonomia, capacidade de planejamento e gestão de esforço. Na OBB, mais do que “cumprir um roteiro”, a proposta central é viver uma experiência educativa, onde o percurso se torna um meio para o desenvolvimento pessoal, emocional e coletivo.
A higiene pessoal durante as expedições de trekking em montanha será feita com água e sabão, sem o uso de papel higiênico. Em alguns trechos onde houver disponibilidade, será possível tomar banho em cachoeiras, mas isso não estará garantido em todos os locais. Também será realizada uma aula específica sobre práticas de higiene em ambientes de expedição.
A gestão de segurança nos programas da Outward Bound Brasil (OBB) é rigorosa e segue padrões internacionais reconhecidos. Todos os procedimentos são baseados em normas desenvolvidas pela Outward Bound Internacional, que também realiza auditorias independentes a cada dois anos.
A OBB conta com um Comitê de Segurança formado por profissionais de diferentes áreas, responsáveis por revisar o sistema de gestão de segurança e emergência, além de definir protocolos de primeiros socorros e uso de medicação.
Todos os incidentes, mesmo os menores, são registrados em relatórios de segurança, que alimentam um processo contínuo de avaliação e melhoria.
A estrutura inclui um sistema de resposta a emergências com contato e apoio logístico 24 horas, além de protocolos de primeiros socorros baseados nos padrões da Wilderness Medical Society. Todos os instrutores são treinados e passam por reciclagens obrigatórias a cada dois anos, com carga horária mínima de 24 horas.
As normas e protocolos de segurança também serviram de referência para as Normas de Turismo de Aventura da ABNT e devem ser seguidos por toda a equipe da OBB, incluindo prestadores de serviço. A segurança é a prioridade máxima em todas as atividades.
A avaliação dos candidatos a uma bolsa é feita com base no Critério Brasil, um padrão estabelecido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep) para classificar os estratos sociais.
Nosso Fundo de Bolsas tem caráter social e busca ampliar a diversidade dos grupos, garantindo que pessoas com menos acesso financeiro também possam viver essa jornada transformadora na natureza.
Para que esse recurso continue disponível a quem realmente precisa, pedimos que apenas solicite bolsa quem de fato não tem condições de arcar com o valor total do programa. Se você tem possibilidade de pagar, mesmo que parcialmente, priorize essa opção. Assim, juntos, tornamos o acesso mais justo e inclusivo para todos.
JF Fuller adaptou o lema da Outward Bound,“To Serve, To Strive, and Not to Yield” em português “Servir, Esforçar-se e Não Ceder”, do poema “Ulysses” de Alfred Lord Tennyson.
J.F. Fuller, ou John Frederick Fuller, foi um importante pedagogo e educador britânico, conhecido principalmente por seu trabalho na área de educação ao ar livre e desenvolvimento pessoal. Ele nasceu em 1896 e faleceu em 1978. Fuller desempenhou um papel significativo na fundação e expansão da Outward Bound, uma organização educacional que se foca em experiências desafiadoras ao ar livre para promover o desenvolvimento pessoal e habilidades de liderança.
A bandeira náutica Blue Peter indica que um navio está “de partida”, prestes a se lançar ao desconhecido.
As escolas Outward Bound utilizam e erguem esta bandeira para simbolizar o início da jornada dos participantes no início de um programa.
O nome Outward Bound deriva de uma expressão náutica que se refere ao momento em que um navio deixa o porto.
Isso é simbolizado pelo uso da bandeira náutica Blue Peter (um quadrado branco dentro de um quadrado azul).
Os físicos carregar a mochila por horas, dormir em barracas, vencer as intempéries
Os cognitivos aprender a usar mapa e bússola, dominar uma cozinha de acampamento e seus protocolos de segurança, entender o ciclo de aprendizagem experiencial
Os sócioemocionais como conviver com estranhos, aprender a resolver conflitos, saber dar e receber feedbacks construtivos, assumir a liderança ou ser responsável pela navegação
Toda a sociedade, literalmente. Crianças, jovens e adultos de diferentes realidades sociais e contextos financeiros. Jovens da quebrada, famílias da classe média, CEOs de grandes empresas, OBB é para todos.
Ver um participante transformado e inspirado para tomar as rédeas da própria vida, um participante que não tenha medo de cometer erros pois entendeu que isso é uma fonte de crescimento, um participante comprometido consigo, com o outro e o ambiente ao seu redor.
Criamos um ambiente seguro de aprendizagem para que as pessoas possam se comportar de maneiras diferentes, testar o que há nelas sem que sem reprimidas ou punidas por isso. Um dos convites é de assumir o papel de líder no grupo. Ter a oportunidade de experimentar a liderança sem o medo de errar e encarar o erro como uma oportunidade de aprendizado é muito poderoso. Liderança não é um conteúdo, mas um padrão de comportamento que se adquire através da vivência.