Dinâmicas de grupo são um ótimo ponto de partida para gerar reflexões, descontrair um grupo ou energizar pessoas cansadas. Fazer isso durante uma expedição pode ser desafiante pela limitação de recursos, mas usando a criatividade é possível gerar aprendizados incríveis.
Apresentamos aqui cindo dinâmicas que podem ser usadas por instrutores, chefes escoteiros, recreadores ou qualquer outra pessoa que deseja proporcionar bons momentos ao ar livre. Aproveitem!
Dinâmica muito fácil de realizar durante uma expedição que foca no cuidado com o outro e no entendimento de que pessoas diferentes possuem demandas distintas.
Essa atividade desafia de duas maneiras: ao mesmo tempo que os participantes precisam ser extremamente criativos, eles também precisam ter um olhar muito apurado para os detalhes. É uma dinâmica simples, engraçada, mas que gera conversas interessantes sobre como geralmente não acreditamos na nossa capacidade criativa, por um lado, e como damos pouca atenção à detalhes, pelo outro.
Essa dinâmica provoca a reflexão sobre a maneira com a qual as pessoas enxergam a mesma situação de maneiras diferentes e o fato de que, às vezes, o que queremos mostrar não é aquilo que a outra pessoa enxerga.
A atividade da garrafa d’água é uma boa forma de trabalhar a resolução de problemas e o trabalho em equipe. O objetivo é pegar a garrafa d’água do facilitador sem que ele descubra com que ela está.
Uma dinâmica rápida e simples para iniciar o dia de caminhada. Aborda a temática do que é justo e correto, além da empatia e respeito às diferenças. Recomendada quando a reclamação do peso das mochilas começa a aumentar.