O termo “Azimute” carrega consigo o significado de direção, de rumo a seguir. E é exatamente isso que o Projeto Azimute oferece: uma orientação para jovens em situação de vulnerabilidade social em busca de novos horizontes e oportunidades.
Desenvolvido pela Outward Bound Brasil em parceria com o Instituto Asas, o Projeto Azimute é uma jornada de autodescoberta e superação. Através de expedições em grupo, os participantes são desafiados física e mentalmente, enquanto desenvolvem habilidades fundamentais para a vida, como liderança, trabalho em equipe e resiliência.
O coração do Projeto Azimute são as expedições autossuficientes, onde grupos de até 15 jovens são acompanhados por instrutores experientes. Durante 5 a 9 dias acampando em barracas ou rede, esses jovens mergulham na natureza praticando esportes ao ar livre seja remando ou caminhando. Não há competição, apenas uma forte conexão baseada na interdependência e apoio mútuo.
Além das atividades físicas, o programa inclui rodas de conversa, trocas de feedback e trabalho em equipe, proporcionando um ambiente propício para o autoconhecimento e o crescimento pessoal.
O Projeto Azimute tem múltiplos objetivos, todos centrados no desenvolvimento integral dos participantes:
Guiando Jovens Rumo ao Sucesso
O Projeto Azimute é muito mais do que uma simples expedição. É uma jornada de autoconhecimento, superação e transformação. Ao oferecer essa oportunidade única para jovens em situação de vulnerabilidade social, estamos investindo no potencial humano e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Se você deseja apoiar uma causa inspiradora e fazer a diferença na vida de jovens, o Projeto Azimute é uma iniciativa que merece todo o nosso apoio e admiração.
Você já parou para pensar que 1/3 da população economicamente ativa é composta por jovens? Agora, imagine que metade desses jovens, o equivalente a 27 milhões de pessoas, enfrentam a desocupação, sem acesso a estudos ou emprego. Essa realidade é mais do que números, são sonhos adiados, potenciais desperdiçados, e um futuro incerto.
O impacto é ainda mais profundo: muitos desses jovens, em meio à falta de oportunidades, enfrentam situações de risco que podem comprometer suas trajetórias de vida.
Nós, da Outward Bound, não podemos mais ficar indiferentes a essa situação. Estamos comprometidos em fazer a diferença na vida desses jovens desfavorecidos. Acreditamos verdadeiramente que uma experiência transformadora na natureza tem o poder de redefinir destinos, moldar caráter e despertar o potencial.
É por isso que estamos agindo: estamos ampliando nossos programas de bolsas para jovens desfavorecidos, para que mais deles possam vivenciar momentos que mudarão suas vidas para sempre. Abrace conosco essa missão de transformação e seja um agente de mudança.
Faça sua doação hoje e faça parte da transformação de vidas jovens desfavorecidos. Juntos, estamos moldando um mundo melhor, um jovem de cada vez.
A Outward Bound, integrante de uma rede internacional presente em 33 países, é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1941, oferece experiências únicas e transformadoras na natureza. Por meio da poderosa metodologia da aprendizagem experiencial, somos pioneiros em unir aventura e crescimento pessoal, proporcionando vivências que transcendem os ambientes convencionais de livros e salas de aula. O termo “Outward Bound” tem raízes náuticas, representando o momento em que um navio parte do porto seguro em direção aos desafios do mar aberto, simbolizando a jornada desafiadora e reveladora que oferecemos a cada participante.
Nós da Outward Bound acreditamos que há mais em cada um de nós do que imaginamos. Conheça os nossos programas: temos expedições voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos. Também trabalhamos com programas customizados para famílias, escolas, empresas e ONGs.
O Instituto Asas Comunicação Educativa é uma organização social de interesse público (Oscip), estabelecida em 2009 em São Paulo, SP. Tem por finalidade promover a educação midiática e informacional, por meio de iniciativas educativas e culturais relacionadas às áreas de tecnologias da informação, fotografia, jornalismo, literatura, vídeo, mídias digitais e áreas afins, como forma de incentivar a autonomia crítica, a democratização da informação e a apropriação das mídias voltadas ao exercício da democracia e à participação cidadã.