OS INSTRUTORES

Os instrutores da Outward Bound são criteriosamente selecionados e capacitados. Todos experientes na prática de esportes outdoor, muitos campeões em suas categorias.

São também educadores, pessoas com sensibilidade e formação para conduzir processos de desenvolvimento socioemocional de grupos e indivíduos. Além disso, possuem treinamento de primeiros socorros em áreas remotas e seguem protocolos de segurança internacionais  que garantem a qualidade das expedições Outward Bound no mundo todo.

CONHEÇA O NOSSO TIME DE INSTRUTORES

Alexandre Augusto

Formado em Geografia pela UFMG, atuou em projetos de educação indígena, educação ambiental, formação de professores e elaboração de livros didáticos. Após participar do curso Fundamentos da Educação ao Ar Livre (FEAL) em 2004, decidiu reorientar o seu trabalho como educador procurando levar às escolas as possibilidades da educação experiencial. Atualmente trabalha como consultor para escolas e redes de ensino.

Álvaro da Matta

Formou-se em Geografia na Universidade do Texas, em San Antonio (EUA), onde morou por seis anos. Neste período, teve seu primeiro contato com a educação ao ar livre. Trabalhou para o departamento de atividades outdoor da faculdade e encontrou ali um ambiente onde pode unir aventura, natureza e aprendizado. Em 2018 foi aluno do programa FEAL (Fundamentos da Educação ao Ar Livre) com a Outward Bound Brasil e, em 2019, entrou para o time de instrutores. É fascinado por cartografia e navegação; nos esportes, vive dividido entre a escalada e a canoagem em águas brancas.

Ana Carolina Nascimento

Atuante nas áreas de desenvolvimento socioambiental e educomunicação, idealizou o PEACE – Projeto Educação Ambiental para Corações Ecológicos, aliando parcerias com ONGs, programas federais, instituições municipais e empresas. Formada em Engenharia Ambiental e Sanitária, tem ministrado palestras, cursos e programas desenvolvendo soluções para questões sociais e ambientais. Responsável pelo Programa de Educação Ambiental e Comunicação do Parque Estadual de Campos do Jordão (SP), também é coordenadora do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental do parque, desde sua criação em 2015. De raízes indígenas da Serra da Mantiqueira, é apaixonada por trilhas, escalada e projetos outdoor com potencial transformador.

Andreas Martin

Descobriu o montanhismo em 1993 e o praticou por dois anos antes de se mudar para terras germânicas. Lá se formou em biologia obtendo o grau de doutor e também estudou economia e educação física. Durante esse tempo desenvolveu principalmente a escalada esportiva e utilizava a bicicleta como seu principal meio de transporte, mas também praticou mergulho e snowboard. Retornou ao Brasil em 2009 e iniciou-se no caiaque oceânico e nas caminhadas de longo curso. Encontrou na educação experiencial ao ar livre o equilíbrio ideal entre aprendizado e aventura.

Antônio Calvo

As primeiras atividades de aventura foram na adolescência em um grupo escoteiro. Conheceu a Outward Bound Brasil em trabalhos com corridas de aventura no início dos anos 2000. Em 2004, no Canadá, participou do curso de formação de instrutores em canoagem (Instructor Development Program Canoe) e, no ano seguinte, entrou para o time da OBB. Em 2008, também no Canadá, fez formação em montanhismo (Instructor Development Program Mountain) e guia de montanha pela Association of Canadian Mountain Guides. De volta ao Brasil desde 2010, também atua como guia na região de São Bento do Sapucaí (SP) – aos pés da Pedra do Baú. Neste período, tem atuado como alpinista para o Programa Antártico Brasileiro, trabalhando na segurança de campo dos pesquisadores brasileiros na Antártica.

Armando Galassini

Formado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP), desenvolve trabalhos ligados à montanhismo, educação experiencial e treinamentos experienciais para empresas. É consultor técnico da OmniSports Equipamento para Montanha e Resgate, docente do curso de Guarda Parque do SENAC e guia instrutor de escalada. Nas últimas duas décadas, tem trabalhado como facilitador e consultor em desenvolvimento humano no Brasil e exterior – tem formação na área pelo ICI (Integrated Coaching Institute) e pela Adigo Consultores. Como guia/montanhista trabalhou várias temporadas nos Andes Patagônicos e Peruanos, possui experiência em escaladas alpinas com ascensões em agulhas patagônicas, nevados andinos e escaladas em gelo nos EUA.

Atila Rego-Monteiro

Iniciou a sua carreira de instrutor em 1992 pela NOLS (National Outdoor Leadership School) e é especialista em caiaque oceânico, canoagem em águas brancas e primeiros socorros em áreas remotas. Já atuou no Alasca, no México, na Patagônia e na Amazônia brasileira. Adora observar a transformação dos participantes de um programa outdoor. Durante um curso, ele procura ser um exemplo demonstrando valores de comprometimento e liderança – e acredita que qualquer pessoa pode ser um líder efetivo se as oportunidades e as ferramentas corretas lhe forem dadas.

Augusto Corrêa

Com trajetória profissional voltada ao terceiro setor e às causas sociais, ocupou cargos de liderança na ONG TETO e hoje se dedica a área de investimento social privado. Iniciou sua aproximação com a natureza quando começou a praticar escalada em rocha, um dos seus maiores prazeres. Entende que aproximar as pessoas das principais problemáticas atuais é uma das melhores maneiras de trazer consciência, engajamento e significado. Seu primeiro contato com a Outward Bound Brasil foi a partir do programa Expandindo a Zona de Conforto – e logo percebeu que a experiência outdoor tem profunda capacidade de transformar pessoas, o que representa total sinergia com o trabalho em frentes sociais. Graduado pela Universidade de São Paulo em 2014, cursou o programa MBA Executivo em Inovação Digital e Sustentabilidade pela mesma instituição, além de ter participado de cursos voltados à gestão de projetos sociais.

Bruno Romano

Paulistano radicado em Santa Catarina, traz experiência em projetos nacionais e internacionais nas áreas de comunicação, educação, esporte e turismo. Apaixonado pela vida ao ar livre e praticante de esportes outdoor, tem suas raízes no rugby com passagem pela seleção brasileira juvenil. Formado em Comunicação Social pela Cásper Líbero (SP), dedica-se ao jornalismo, a expedições de montanha, e a coordenação de projetos sociais e esportivos, além de grupos de viagens para o exterior. Instrutor da turma 2019 da Outward Bound Brasil, viveu na pele os efeitos poderosos do aprendizado experiencial, e acredita na sua essência reveladora e contagiante.

Carlo Fumagalli

Entrou em contato com a educação experiencial em 2011, ao fazer parte do Amazon Semester da NOLS (National Outdoor Leadership School). Fortaleceu os laços com o viés de aprendizado experiencial em expedições ao ar livre durante um FEAL (Fundamentos da Educação ao Ar Livre) da Outward Bound Brasil. Em 2019 participou do curso de formação da entidade e entrou para o grupo de instrutores da OBB. Formado em Gestão Comercial, atua também como instrutor de campo na Kroka Expeditions, baseada em New Hampshire (EUA). Nascido na Itália e criado em Curitiba (PR), acredita que o desenvolvimento do espírito aventureiro e altruístico justifique a necessidade na educação experiencial nos dias atuais.

Daniel Maldaner

É consultor em desenvolvimento organizacional, de gestores, equipes e indivíduos. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e fez pós-graduação em dinâmica de grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (SBDG). Também possui formação de coach pelo Erikson College International e certificação em MBTI, além de mestrando em Engenharia de Produção na USP. Soma quase duas décadas de experiência em consultoria, processos de desenvolvimento de equipes e coaching, em mais de 60 empresas nacionais e multinacionais.

Esteban Ferrari

É mestre em Administração de Empresas pela FEA/USP, fez MBA na Fundação Dom Cabral, é especialista em Administração pela FGV-EAESP e Engenheiro pela Escola Politécnica da USP. Possui 16 anos de experiência profissional na área de Marketing em grandes empresas como General Motors do Brasil e Telefônica, onde liderou times multidisciplinares e participou do lançamento de diversos produtos e marcas de sucesso. Atualmente, dedica-se à carreira de coach independente e consultoria no mercado de desenvolvimento humano, com foco em coaching executivo e de carreira. É também professor dos cursos de pós-graduação e MBA da FGV-Management, da FIA/USP e da FECAP. Coautor do livro Desafios da Gestão de Carreira, editado pela Atlas.

Fabiana Pereira

Paulistana de alma caiçara, escolheu um lugar dentro da mata e perto do mar para chamar de casa. Já caminhou pelas trilhas da Administração de Empresas (FGV), no Bacharelado em Esporte (USP) e seguiu pelos caminhos de uma pós-graduação em Atividades e Esportes de Aventura (FMU). Em 2011 teve a oportunidade de explorar um novo rumo, em que juntou a Administração e o Esporte, atuando como gerente de projetos do Instituto Asas – iniciativa social da Red Bull Brasil, cuja missão era “dar asas para quem está mudando o mundo”. Hoje é instrutora da Outward Bound Brasil, empreende sua organização interessada em pessoas, nas relações entre elas e no seu olhar para o mundo em que vivem, e facilita processos de desenvolvimento humano nos quais o oceano é seu grande aliado.

Fabio Raimo

É um apaixonado pela educação experiencial e nas melhoras que ela traz às pessoas, processos, grupos e organizações. Um dos pioneiros na educação experiencial ao ar livre no Brasil, ingressou na NOLS (National Outdoor Leadership School) em 1998 onde trabalha como instrutor líder e staff trainer. Foi Coordenador de Programas na abertura e nos primeiros anos da Outward Bound Brasil, atuando na implantação do Sistema de Gestão de Segurança, no treinamento de staff e no design de atividades, entre outras áreas. Atualmente, sua atuação profissional se baseia em um “tripé de quatro pernas”: educação experiencial ao ar livre em expedições; programas de treinamento e desenvolvimento humano e organizacional; capacitação de líderes e guias de atividades ao ar livre; e consultoria em Sistemas de Gestão de Segurança. É formado em Agronomia pela ESALQ/USP, instrutor de canoagem oceânica e de águas brancas da ACA (American Canoe Association) e instrutor de escalada em rocha da ACIA (Australian Climbing Instructor Association). As experiências desses trabalhos e os momentos intensos em expedições sempre reforçam sua crença em que, no centro de tudo, está a pessoa e suas interações.

Felipe Fonseca

Natural de Brasília (DF), criado no Rio Grande do Sul, filho de pernambucana e gaúcho. Desde pequeno é apaixonado por atividades ao ar livre, especialmente as que envolvem água. Formado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, é fascinado pela educação experiencial. Acredita piamente no poder da educação como ferramenta para mudar o mundo. É instrutor e técnico de remo olímpico, caiaquista, pescador e treinador de cães – e está em constante busca pela evolução pessoal e profissional.

Felipe Pimentel

Felipe é paulistano formado em Turismo e tecnólogo Guia de Turismo. Educador ao ar livre, sempre procura aprimorar os seus conhecimentos e explorar novos horizontes. Nessa busca já acumulou mais de 15 anos de experiência conduzindo grupos em mais de 50 expedições pelo Brasil, Chile, Estados Unidos e Peru. Instrutor da NOLS desde 2007 nas modalidades caminhada, montanhismo e canoagem atua no desenvolvimento de jovens e lideranças outdoor desde então. Tem também certificações WFR e LNT Master Educator.

Fernando Aranha

Atleta de ciclismo entre os anos de 1992 e 1998, atualmente se dedica a escalada em rocha. Tem formação em Guia de Turismo pelo SENAC, onde também faz parte do corpo docente no curso de Guarda Parque. Desenvolve trabalhos com educação experiencial, treinamentos para empresas e também atua na área de Educação Ambiental para adolescentes.

Fernando Zara

Entre 1984 e 2001 participou dos principais eventos de ciclismo profissional no país, conquistando por duas vezes o Campeonato Brasileiro e três vezes o Campeonato Paulista. É montanhista e instrutor de escalada em rocha desde 1998. Teve participação no circuito nacional de corridas de aventura entre 1999 e 2006, como atleta e responsável pela parte vertical de provas como a Brasil Wild. Completamente apaixonado por atividades ao ar livre, trabalha como instrutor Outward Bound nos programas em formato de expedição desde 2006, além de atuar no ramo de acesso profissional em altura (em locais de difícil alcance).

Flavio Kunreuther

Administrador de empresas e professor de educação física, instrutor da American Canoe Association (de 2008 a 2010), da ONG Leave No Trace e da escola NOLS – National Outdoor Leadership School, Flavio é praticante de montanhismo e canoagem, com várias experiências no Brasil e exterior. Expedições movidas a remo – em canoas e caiaques, por rios e mares – são sua forma predileta de viajar pelo mundo natural. Um mestrado sobre outdoor education e a paternidade trouxeram novos significados e sabores à educação – na, pela e para natureza. Trabalha como instrutor da Outward Bound Brasil desde sua implantação no Brasil e é membro do conselho consultivo da entidade.

Francine Fagundes Prado

Formada em Comunicação, conheceu a educação experiencial trabalhando como fotógrafa em um acampamento, e logo depois migrou para área, seguindo sua vocação para atuar com jovens e crianças. O educar na natureza apareceu e se consolidou na sua vida quando participou de um curso da Outward Bound Brasil – encantando-se com suas inúmeras possibilidades. Desde então, busca por meio do aprendizado experiencial ao ar livre proporcionar grandes experiências de desenvolvimento para crianças e adolescentes.


Francisco Ramos

É um carioca apaixonado pela vida ao ar livre. As primeiras escaladas aconteceram aos 11 anos, com amigos de colégio. Aos 14, entrou para o Centro Excursionista Carioca. Fascinado pelo mundo outdoor, começou a atuar como guia na região do Parque de Itatiaia aos 17 anos, e como instrutor de escalada em rocha pouco depois. Aos 20, descobriu a vela de competição, praticando o esporte por vários anos, inclusive morando em um pequeno veleiro. Em 1992 teve contato com a educação experiencial ao integrar a equipe da Dinsmore Associates, onde frequentou o curso de formação de instrutores ministrado em Teresópolis (RJ) pela Pró-Action Associates da Califórnia (EUA). Em 2013 participou do FEAL pela Outward Bound Brasil. No ano seguinte, fez parte do encontro EEE – Experiential Educators Europe em Budapeste. É consultor e facilitador de treinamento experiencial atuando na realização de eventos, na formação e no desenvolvimento de equipes e líderes para mais de 40 mil profissionais de diversas empresas. Atualmente mora nas montanhas de Itamonte (MG) onde é produtor orgânico.

Helder Madeira

Advogado, empresário e professor de língua inglesa durante vários anos, reorientou seus estudos e atividades para o ambiente natural em campos como espeleologia, montanhismo e gestão de áreas naturais. Passou a ministrar cursos de cartografia e orientação no SENAC. Desde 2001 é instrutor junto à Outward Bound Brasil.

Humberto Medaglia

Iniciou suas atividades em ambientes naturais na espeleologia em 1989, conhecendo mais tarde o montanhismo e o canionismo, modalidades nas quais possui várias especializações, além de ter formação técnica de Guarda Parque. Trabalha educação experiencial em cursos técnicos para profissionais da aventura pelo Brasil.

Ion David

ion david 150 greyResidente na Chapada dos Veadeiros, técnico em Turismo de Base Comunitária e fotógrafo. Canionista que iniciou a atividade em 1997, formou-se como instrutor em 2007 pela AB Cânion e participou da conquista de inúmeros cânions na região. Também ajudou a fundar o GBS, Grupo de Busca & Salvamento da Chapada dos Veadeiros, além de organizar dois encontros brasileiros de canionismo. Sócio Fundador da ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura  participou das comissões de estudo para a elaboração das normas técnicas ABNT de técnicas verticais, procedimentos de técnicas verticais, condutor de canionismo e cachoeirismo, e sistema de gestão de segurança.

Isabela de Abreu

Publicitária formada pela ESPM com extensão em Marketing na Universidade da California Irvine (EUA), sempre teve paixão por atividades ao ar livre. Fez expedições patrocinadas, dentro do Brasil e da América do Sul. Após atuar 10 anos na área de marketing, decidiu investir mais tempo no que realmente gosta de fazer. Fundou uma ONG que promove a inclusão de pessoas com deficiência visual pelo contato com a natureza, começou a trabalhar com educação experiencial ao ar livre na Outward Bound Brasil e com produção de viagens personalizadas pelo país.

Laís Rego-Monteiro

Goiana, mãe da Alícia e da Lia. Participou da elaboração do primeiro Guia de Viajantes Independentes na Europa – O Viajante, realizando pesquisas pelos cinco países da Península Ibérica. É uma das fundadoras da Associação Vaga Lume, ONG que promove o acesso ao livro e à leitura em comunidades rurais da Amazônia, e do projeto Nosso Quintal, que leva crianças para brincarem na natureza durante sua rotina semanal. É reconhecida como empreendedora social pela Ashoka Empreendedores Sociais e, desde 2015, coordena o programa Criança e Natureza no Instituto Alana.

Marcelo Valsechi

Formado em Medicina Veterinária, em 1997 mudou de carreira e começou a trabalhar com ecoturismo. Passou por diversos países como Costa Rica, Honduras, México, Zanzibar, Cabo Verde, Estados Unidos, Espanha e Egito onde atuou como guia e instrutor de mergulho. Hoje, trabalha com mergulho, treinamento empresarial, desenvolve trabalhos para escolas e grupos exclusivos. Atividades favoritas incluem o mergulho, caiaque, mountain bike, montanhismo e expedições em geral.

Marcella Bueno

Nasceu e passou boa parte de sua infância com sua família na Instituição Aldeia S.O.S de São Bernardo do Campo para crianças e jovens órfãos e carentes. A partir daí viveu e pode se conectar com a realidade dessas pessoas. Judoca por 7 anos, pode retornar ao local de sua infância e levar o esporte para aquelas pessoas. Aos 22 anos foi trabalhar com turismo de aventura, e aderiu a escalada como esporte. Sempre buscando algo mais, descobriu a OBB, e sendo aluna de um FEAL se encontrou, como ser humano e profissional, descobrindo aquilo que nasceu para fazer, unindo o ambiente natural, atividades de aventura e o desenvolvimento humano, sempre procurando extrair o melhor das pessoas.

Marcio Prado

Graduado em Turismo, trabalha com ecoturismo e treinamento empresarial desde 1999 em Campos do Jordão (SP), sendo sócio fundador da empresa Altus Turismo Ecológico. Iniciou-se nos esportes ao ar livre com o mountain bike, que pratica desde 1990, além de praticar escalada em rocha, trekking, canionismo, excursionismo, cicloturismo e voo livre (parapente). Foi vice-campeão paulista de mountain bike em 1996 e realizou diversas viagens de bicicleta como: SP-Buenos Aires, Patagônia Chilena, entre outras.

Mariana Candeia

Psicóloga, atua desde 1997 em questões sociais e grupais tendo se engajado em projetos comunitários e assistência às vítimas de violência no estado da Paraíba. Especialista em psicoterapia infantil e em dinâmica de grupos, trabalha com grupos infantis desenvolvendo projetos com foco no potencial criativo e auto-regulador, assim como na responsabilidade sócio-ambiental e consciência do todo. Escaladora desde 2001, Mariana já escalou por diversos locais do país, e participou de várias conquistas em alguns estados do Nordeste como CE, RN, PB e PE. Suas experiências no montanhismo e na escalada a fizeram despertar e dedicar-se ao estudo da conexão entre os campos da psicologia e ecologia.

Mariana Moura

É psicóloga, apaixonada pela natureza e pelas relações humanas – e sempre sonhou em unir essas duas paixões. Atuou na área clínica e trabalhou com treinamento e desenvolvimento de pessoas na Natura. Em 2012, ano em que participou do programa FEAL (Fundamentos da Educação ao Ar Livre), entrou para a Outward Bound Brasil como educadora do Projeto Azimute. Coordenou também o projeto Velame e atuou como instrutora em diversos programas. Desde então, especializou-se em diversas metodologias de educação, atuando como facilitadora de processos de aprendizagem, principalmente para jovens de contextos de alta vulnerabilidade socioeconômica.

Michel Gonçalves

Montanhista, técnico em Gestão Ambiental e turismólogo, com especialização em Ecoturismo, trabalhou na Secretaria de Turismo de Analândia (SP) onde desenvolveu diversos projetos sociais e ambientais com o Ministério do Turismo, além de gerir sua agência de Ecoturismo por oito anos. Após concluir o programa FEAL (Fundamentos da Educação ao Ar Livre), se apaixonou por toda missão e filosofia da Outward Bound, fazendo se juntar imediatamente a esta barca, conciliando suas paixões de estar ao ar livre, conviver com comunidades tradicionais, fazer parte de diversos projetos sociais e educar por meio da simples experiência de vivenciar o que a natureza nos diz. Atualmente se dedicada a expedições outdoor como educador pelo mundo, e tem base em São Bento do Sapucaí (SP), onde aproveita seu tempo livre escalando as paredes do complexo do Baú.

Millena Pitanguy

Mesmo nascida no cerrado, se define como “filha da Mantiqueira”. Frequentadora das trilhas das terras altas há quase 20 anos, é também atleta amadora de corrida de montanha. Abandonou a carreira acadêmica como linguista para se dedicar integralmente à profissão de guia de trekking e hiking. Também atua como integrante de equipes de apoio de grandes provas de trail running no cenário nacional e como educadora ao ar livre. Possui treinamento de condução segura em ambientes outdoor e certificação internacional em resgate e atendimento emergencial em áreas remotas (WFR-WMA), assim como ampla experiência em expedições de montanha de curta e média duração, principalmente na região das terras altas da Mantiqueira, como a Serra Fina e o Parque Nacional do Itatiaia.

Milton Marques

É instrutor na OBB desde 2002 onde atuou como instrutor em diversos cursos para adultos e jovens. Em 2003 passou pelo processo de “assessment” onde se converteu em instrutor chefe em expedições. Estes cursos são dirigidos para escolas e grupos abertos e trabalham temas como: liderança, formação de educadores ao ar livre e desenvolvimento pessoal. Também trabalho como instrutor em diversos cursos dentro do programa de Ação Social que atende jovens (de 14 a 17 anos) em situação de risco social e fez parte do comitê de segurança de OBB até setembro de 2006. Na área de outdoor training da Outward Bound Brasil trabalha no planejamento e preparação de atividades relacionadas a programas de incentivo para empresas. Facilita programas para melhorar habilidades de liderança nas organizações como o autoconhecimento, comunicação em tempos de crises, resolução de conflitos, trabalho de Equipe e dinâmicas de grupo. É Facilitador nos processos (realizando “debriefing”) nas equipes atuante nas atividades práticas. Desenvolve e elabora estratégias na área de segurança visando à prevenção de acidentes nas diferentes atividades de treinamento.

Moaci Dantas

Nascido em Currais Novos (RN), formou-se em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desde jovem, sempre teve contato com atividades ao ar livre, iniciando-se no escotismo e, posteriormente, com travessias pelo nordeste brasileiro. Em 2009 foi aluno do programa Fundamentos da Educação ao Ar Livre (FEAL), onde entrou em contato com a educação experiencial. No ano de 2012 foi chamado para trabalhar como educador no Projeto Azimute da Outward Bound Brasil. Desde então, atua como instrutor nos programas abertos da OBB, e no fomento do Fundo de Bolsas, focado na missão de criar mais acessibilidade ao aprendizado experiencial em expedições.

Murilo Bellesi

Diretor, fundador da Associação de Esportes de Aventura e Natureza da Amazônia, em 2001. Graduado em Gestão em Turismo e MBA em Gestão Empresarial em Turismo, com ênfase em Turismo de Natureza, pela Cândido Mendes (RJ). Instrutor da Outward Bound Brasil – OBB, desde 2004. Instrutor da Sharing Nature Foundation Brasil, desde 2005. Mestre de técnicas de mínimo impacto “Leave No Trace” pelo Leave No Trace institute EUA, instrutor de caiaque oceânico e Canoa Canadense, Caminhada e Pack&Raft pela National Outdoor Leadership School – NOLS (USA) desde 2008. Especialista em primeiros socorros em áreas remotas (WFR) pela Wilderness Medicine Institute – WMI. Possui curso de resgate em águas brancas (Swift Water Rescue) pela Rescue 3 International (CA, USA). Instrutor de Caiaque Oceânico da ACA desde 2011 (American Canoe Association).

Nathachi Silva

Designer gráfica paulistana, é apaixonada por aventuras, em especial pelo montanhismo. Desde 2017 sua relação com este universo se intensificou ao formar-se Condutora de Turismo de Aventura pelo SENAC – no mesmo ano, já iniciou trabalhos como guia e entrou para o time do projeto Mochila de Batom. Além de trekking, pratica cicloturismo e escalada e busca inspirar mais pessoas a conhecer os benefícios do mundo outdoor. Em 2019 embarcou em um novo desafio: compor o time da Outward Bound Brasil, entusiasmada em fazer parte de uma rede mundial de educação ao ar livre da qual há muito tempo admira o propósito.

Patricia Ribeiro

Formada em Oceanografia pela USP, atua em projetos de educação ambiental e desenvolvimento humano. Em um intercâmbio na Inglaterra, experienciou um curso de educação ao ar livre pela primeira vez. Ao retornar ao Brasil, realizou o programa Fundamentos da Educação ao Ar Livre (FEAL) da Outward Bound Brasil e se tornou uma apaixonada pela missão da instituição. A partir daí, rumou sua carreira para trabalhos com educação experiencial, treinamentos para empresas e viagens com Educação Ambiental para adolescentes.

Rafael Oliveira

Iniciou seus trabalhos no meio outdoor em 2000, mas muito antes disso o convívio frequente com ambientes naturais já fazia parte importante de sua vida. Com os trabalhos na área, cresceu seu gosto pela escalada e pelo montanhismo. Em 2010 realizou seu primeiro programa pela Outward Bound Brasil: o FEAL – Fundamentos da Educação ao Ar Livre. A partir de 2012, começou a atuar como instrutor da OBB. Também realiza trabalhos ligados a esportes outdoor, como organização de provas de triathlon, mountain bike e corridas de montanha.

Rodrigo Bastos

Formado em Engenharia de Materiais pela POLI (USP), trabalhou por cinco anos com desenvolvimento de produtos em uma indústria. É apaixonado pela vida ao ar livre desde garoto, inicialmente com o campismo e depois com o escotismo. Em 1994 começou a escalar e fazer travessias, mas só resolveu mudar de carreira ao fazer o programa FEAL da Outward Bound Brasil em 2004. Possui especialização em Educação Democrática, trabalhou por nove anos na coordenação e gestão da OBB, e hoje atua como consultor em design organizacional.

Rodrigo Vasconcelos

Formado em Publicidade e Propaganda na UNIP e com especialização em Negócios na UNICAMP. Praticante de montanhismo desde 1985 e escalada em rocha desde 1994, com preferência de escaladas mais longas, passou a trabalhar como instrutor e guia em 2003. Escalou por diversos estados no Brasil e na Argentina – em destaque Los Arenales e Frey. Realiza trabalhos corporativos e atua na educação experiencial ao ar livre para crianças, jovens e adultos desde 2007.

Silvia Guimarães

Formada em Pedagogia pela PUC-SP, traz experiências com Educação Infantil e trabalhos com deficientes mentais. Foi atleta profissional de corrida de aventura e capitã da Atenah, equipe feminina referência no assunto em grandes corridas nacionais e internacionais. No ambiente de competições, somou bagagem em expedições extremas, liderança, relacionamentos, trabalho em equipe, comunicação e atividades em áreas remotas. Umas das pioneiras na organização de corridas de aventura para crianças e adolescentes no Brasil, também é sócia-fundadora e diretora do Acampamento de Aventura. Possui certificação em treinamento de técnicas verticais, canoagem oceânica e em águas brancas, orientação e primeiros socorros. Acredita que a natureza e as atividades físicas são grandes ferramentas para a educação e o desenvolvimento humano.

Stephanie Woodhead

Arquiteta e urbanista, trabalha há uma década na área. Nos últimos anos, ampliou seus horizontes unindo sua paixão por caminhar e estar em ambientes naturais com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas. Na Inglaterra, ingressou na Derbyshire Wildlife Trust atuando em manejo de reservas ambientais, recuperação e conservação de habitats naturais, educação ambiental e liderança de grupos de voluntários. Durante esta nova fase, realizou cursos de primeiros socorros, técnicas de resgate, orientação e gerenciamento de projetos outdoor. Praticante de montanhismo, escalada e yoga, faz parte da turma de instrutores 2019 da Outward Bound Brasil, e aposta no caminho de maior acessibilidade ao aprendizado experiencial ao ar livre no país.

Sylvio Andrade

Formado em Filosofia pela USP, com mestrado em Filosofia da Educação – USP. Atuou em diversos projetos sociais e culturais. Também é mediador de leituras e professor de filosofia para jovens.


Thais Moreno Soares

Psicóloga e Mestre em Ciências Holísticas pela Schumacher College, desenvolve projetos, estudos e pesquisas conectando a sociedade e os ambientes naturais. Conheceu e se encantou com o universo do aprendizado experiencial em um programa FEAL (Fundamentos da Educação ao Ar Livre) da Outward Bound Brasil. Enxerga na natureza um lugar para nutrir a vontade de conhecimento e exploração – e está sempre em busca de novos desafios.


Thiago Carneiro

Nascido em Campos do Jordão, desde muito cedo pratica atividades ao ar livre como escotismo, acampamentos e expedições pela Serra Fina, Marins, Itatiaia e outras montanhas, tem uma grande paixão por fotografia de aves. Atualmente trabalha também como guia Ornitológico e com carpintaria.

Tomas Nacht

Desenhista industrial formado pela PUC/RJ, montanhista desde 1990 e formado pela NOLS Alasca em 2002 (National Outdoor Leadership School) com certificado de instrutor de “Leave No Trace”. Trabalha há vários anos com Treinamento Experiencial e Educação ao Ar Livre para grupos variados, desde executivos a adolescentes. Já participou de expedições no Alasca, Yukon, Andes, Patagônia, além de diversas áreas e Parques Nacionais do Brasil.

Vinícius Maltauro

É Gestor Ambiental de formação e guia de montanha há mais de 15 anos. Em 2011, após ter feito o programa FEAL (Fundamentos de Educação ao Ar Livre), mudou seu foco de guiar para ensinar habilidades técnicas, interpessoais e de julgamento tão importantes para o sucesso de qualquer expedição. Atualmente, é instrutor da Outward Bound Brasil e da National Outdoor Leadership School (NOLS), dentre outras entidades, tendo ensinado cursos nas montanhas do Alasca, Rocky Mountains (Montanhas Rochosas), Patagônia e Mantiqueira. É certificado em primeiros socorros em áreas remotas nível WFR (Wilderness First Responder) e como educador de mínimo impacto em áreas naturais nível Leave No Trace Master Educator.

Washington Migotto

Formado em turismo, tem sua vida intimamente ligada ao montanhismo e ao alpinismo desde 1989. Docente em Turismo e Ecoturismo atua como guia especializado em atrativos naturais no Brasil e Cone Sul. Desenvolve junto a jovens e adultos programas relacionados a educação ambiental e montanhismo. Atua como facilitador em treinamento experiencial para grupos coorporativos em ambiente outdoor. É instrutor da OBB e praticante das técnicas de facilitação da Sharing Nature no Brasil.