Não Há Substituto para a Natureza: É Sua Natureza Proteger.
A natureza nos sustenta, inspira, conecta e ensina.
Se você pratica atividades ao ar livre, como: caminhada, acampamento, escalada, corrida, ciclismo, entre outros, é seu dever preservar a natureza. Quando optamos por não deixar rastros “Leave No Trace”, estamos, na verdade, demonstrando nosso cuidado. Cada passo, cada decisão, contribui para um impacto positivo.
Com mais pessoas visitando ambientes naturais, o “Leave No Trace” surge como um guia para prática consciente e responsável, e que está presente em todos os países.
Os Sete Princípios do Leave No Trace, são diretrizes inteligentes que transformam conceitos em ações palpáveis, adaptáveis a qualquer cenário, esses princípios não são estáticos; evoluem continuamente.
O Leave No Trace Center for Outdoor Ethics atua como guardião desses princípios, mergulhando em pesquisas para mantê-los alinhados com as últimas descobertas de biólogos, administradores de terras e líderes em educação ao ar livre.
Um bom planejamento ajudará a ter o conhecimento necessário sobre o local e trajeto a ser visitado, além da escolha de equipamentos e roupas compatíveis para região e clima.
Em trilhas estreitas, fundas, lamacentas, a tendência é caminhar pelas bordas. Isso alarga o charco e/ou cria trilhas paralelas. Mantenha-se sempre na trilha. A dificuldade faz parte do desafio.
O lixo deixado polui o ambiente e coloca em risco a vida selvagem, além de afetar a paisagem para os próximos visitantes.
Atividades na natureza requerem adesão ao princípio de deixar tudo como encontrado. Respeitar essa prática preserva os ecossistemas e aprimora a experiência para os próximos visitantes do local.
As fogueiras podem empobrecer o solo, aumentar o risco de incêndios e deixar evidentes marcas de passagem humana. No Brasil, fazer fogueiras com segurança é mais apropriado em áreas naturais próximas a centros urbanos, como sítios e fazendas.
Alimentar os animais modifica seu comportamento e os condiciona a invadir acampamentos.
Um programa da OBB aberto e coletivo de capacitação ao ar livre com duração de dois dias baseados nos 7 princípios Leave no Trace.
Para quem foi pensado esse programa?
Entusiastas de atividades na natureza; Profissionais da área de ecoturismo; Educadores; Pesquisadores; Gestores de unidades de conservação; Estudantes das área de meio ambiente e cursos relacionados.
Por que participar?
Para aprender a aplicar os princípios de mínimo impacto ao ar livre, desde o planejamento de viagem/expedição a técnicas de ensino em mínimo impacto em qualquer ambiente.
Ilustrações: Adriane Ferreira @drilifyart
Fotos: Kampa