As transformações do Projeto Azimute Verdescola

.

O AZIMUTE VERDESCOLA VOLTOU! 
Vidas transformadas. Para melhor. Para sempre.

Colaborar na criação de oportunidades inclusivas – que ampliam o acesso de pessoas em vulnerabilidade social – têm um impacto econômico profundamente significativo. Enquanto o ser humano evolui, estamos simultaneamente pavimentando um caminho para o crescimento econômico. Como? Desencadeamos uma corrente de transformação que vai além do benefício social imediato. E o Resultado? Um aumento nos empregos de alta qualidade, o florescimento da inovação e o fomento do empreendedorismo, que consequentemente pode melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

 

Fotos: Leandro Cagiano 

Antes do projeto Azimute Verdescola acontecer, Luan, morador da Vila do Sahy nos contou:

“Minha primeira reação em relação a tudo na minha vida, ao desconhecido é sempre tentar fugir dele. Eu quero justamente tentar mudar isso em mim. ” “Eu não tenho um sonho pré-definido ainda. Acredito que meu sonho de vida é descobrir o meu sonho. No futuro eu espero poder fazer alguma coisa boa pelo mundo. ”

Image
Image

A MISSÃO: encontrar novos caminhos é o que define o Projeto Azimute, uma oportunidade para jovens alcançarem máximo potencial e desenvolverem seus projetos de vida, atuando positivamente na comunidade em que vivem. A VISÃO: a expedição fortalece a autoconfiança em liderar, a iniciativa na resolução de problemas em grupo e a melhora da capacidade de comunicação. E os VALORES: a vivência transformadora na natureza permite que os jovens reconheçam a importância em conservar o meio ambiente, reconheçam seu potencial para mudar a realidade social em que vivem e experimentem contribuir para o desenvolvimento de uma comunidade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image

OPORTUNIDADE

Graças as doações recebidas através do financiamento coletivo no site da Benfeitoria, nós da OBB conseguimos fazer o projeto AZIMUTE VERDESCOLA ser realizado em julho de 2023, levando jovens da Vila do Sahy. Foi proporcionado uma expedição de 5 dias na natureza remando em canoa canadense na Represa de Paraibuna - SP, onde os participantes desenvolveram habilidades essenciais, como autoconfiança, autonomia, comunicação e iniciativa.

Image
Image

EXPERIÊNCIA

Remar em uma canoa canadense é uma atividade relaxante e gratificante, mas que também requer técnica de posição, empunhadura da remada, equilíbrio, controle e manobras básicas, além de uma boa comunicação com o parceiro, e tudo isso foi passado de forma que gerasse autonomia. As atividades foram inúmeras, desde montar e desmontar acampamento com rede, montar a cozinha e preparar a comida coletiva, ensinamentos de orientação e navegação, princípios de mínimo impacto na natureza Leave No Trace (Não deixe Rastros), simulação de resgate, entre outros. 

Image
Image

Quando perguntamos o que O QUE FOI SURPREENDENTE para você? Em suma eles responderam: – Novas amizades, dormir em redes no escuro, escutar barulho a noite e não ter medo, remar. O grupo ter conseguido fazer café, almoço e jantar, abster-se das próprias vontades para atender os outros. 

Image

Quando perguntamos o que O QUE FOI SURPREENDENTE para você? Em suma eles responderam: – Trabalhar em equipe, compreensão, tentar coisas que a gente tem medo, ter mais respeito, lidar com as pessoas que não conhece, união, socialização principalmente para os tímidos, não pensar apenas em si própria, dar ouvidos para o próximo, entender que as outras opiniões valem muito, ser gentil com os outros. 

Assista ao vídeo com depoimentos desses jovens!

Percepção

"Tornar-se um grupo coeso: a Importância de ouvir e ser ouvido. Quando os participantes percebem o quanto progrediram, a coesão do grupo se fortalece. Fica evidente a mudança que trouxe à tona questões de sociabilidade, socialização e comunicação, tornando-os mais tolerantes e pacientes. Um integrante desabafou sobre sua nova capacidade de se soltar e confiar mais nas pessoas, não necessitando de defesas constantes. Um projeto de resultado notável”. - Leandro Cagiano (fotógrafo e cinegrafista da expedição)

Image
Image

Cuidar do presente e olhar para o futuro. É por isso que a Outward Bound Brasil se une ao Instituto Verdescola. E com a colaboração das doações criamos uma nova experiência, um novo horizonte. Um novo azimute para guiar adolescentes afetados pela tragédia no litoral Paulista.

Image

Os deslizamentos que ocorreram em fevereiro de 2023 na Vila Sahy, em São Sebastião, foram um desastre que abalou profundamente a comunidade local. Entre os grupos mais afetados por essa tragédia estão os jovens, cujas vidas foram dramaticamente impactadas pela perda de entes queridos, pela destruição de suas casas, pela interrupção inesperada de suas rotinas diárias.

O Projeto Azimute foi criado pela Outward Bound Brasil em parceria com o Instituto Asas, o então braço social da Red Bull no Brasil. Ele oferece uma experiência transformadora e desafiadora para jovens em situação de vulnerabilidade social. Por meio de expedições autossuficientes em grupo, o projeto visa apoiar os jovens no desenvolvimento de seus projetos de vida, fortalecer suas competências pessoais e sociais e inspirá-los a se tornarem agentes de transformação social. As atividades incluem remo, caminhadas, escalada, jogos cooperativos e trabalho comunitário na região da Serra da Mantiqueira na Represa de Paraibuna.

Azimute significa "ponto no horizonte" e é sinônimo de rumo, de direção.

Image
Image

Topa multiplicar esse impacto para ainda mais jovens?

Conheça a nossa doação mensal recorrente, pequenos valores unidos fazem uma enorme diferença. Clique no link abaixo!

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar