Conforto e Proteção: Escolhendo as Roupas Certas para Caminhadas em Diferentes Climas

Image

Conforto e Proteção: Escolhendo as Roupas Certas para Caminhadas em Diferentes Climas

Explorar trilhas é uma atividade revigorante em todas as estações do ano, não é mesmo? E nós afirmamos que a escolha das roupas certas pode potencializar essa experiência!

De uma maneira geral, atividades ao ar livre pedem roupas mais leves e confortáveis, que permitam o seu corpo transpirar com mais facilidade. E é aqui que as tecnologias se tornam fundamentais, pois os tecidos inteligentes agregam performance na sua atividade.

Nesse post, nós separamos as peças que não podem faltar na sua mochila por estações do ano, e vamos mostrar para você um pouco dos benefícios de cada uma.

Trekking na Primavera/Verão

A prioridade é se manter fresco, mesmo sob a exposição ao sol. As tecnologias de proteção solar UV50+ e anti-odor são diferenciais.

Image
Camiseta Active Fresh

Camiseta Active Fresh

Confeccionada em microfibra de poliamida 6.6. Possui troca térmica altamente eficiente, promovendo a dispersão do calor e dos vapores da transpiração, mantendo o corpo seco e a temperatura estável. Resistente e de secagem rápida. Confortável, ótimo caimento e ajuste perfeito ao corpo, toque muito suave e especialmente frio. Uma combinação de fatores e o tipo de construção do tecido determinam o FPS 50+ e protege a pele dos raios UVA e UVB de modo permanente, lavagem após lavagem, com isso garante conforto térmico e reduz a perda de energia durante as atividades físicas.

Ver produtos
Calça-Bermuda Trail

Calça-Bermuda Trail

Produzida com tecido Elastic Comfort EC50+ - poliéster com elastano. Tem alta resistência à abrasão, elasticidade, é muito leve e confortável, com proteção solar UV 50+. É uma peça versátil pois, através do destacamento das pernas por zíper, vira uma bermuda.

Ver produtos
Boné Expedition

Boné Expedition

Boné tipo legionário confeccionado em tecido Elastic Comfort 50+, poliéster e elastano. Possui recortes anatômicos que garantem maior conforto e protetor de nuca e pescoço fixo. Com proteção solar UV 50+.

Ver produtos
Image

Trekking no Outono/Inverno

A prioridade é equilibrar calor e proteção contra as baixas temperaturas. Aqui a dica é vestir-se em camadas, como uma cebola. As peças podem ser usadas de forma independente ou combinadas entre si, permitindo que você retire ou adicione camadas conforme a necessidade, baseado na sua atividade e condições climáticas.

A combinação e o número de camadas podem variar dependendo do ambiente, temperatura, atividade, tecnologias, a sua própria temperatura corporal e sensibilidade ao frio, mas cada uma tem a sua função:

Image

1ª camada: gerenciamento da umidade (segunda pele)

1ª camada: gerenciamento da umidade (segunda pele)

A segunda pele, ou primeira camada, é aquela que fica em contato direto com a pele. Ela ajuda a regular a temperatura do seu corpo movendo a transpiração para longe da pele.

Ficar seco ajuda a manter uma temperatura corporal fresca no verão e evitar a hipotermia no inverno. Se você já usou uma camiseta de algodão sob o seu casaco de chuva enquanto você caminhava, você provavelmente se lembra de sentir-se molhado e úmido, mesmo que não fosse por conta da chuva em si. O algodão é um tecido que retém a transpiração e pode deixá-lo gelado.

Para o conforto ao ar livre, sua camada base deve ser feita de tecidos sintéticos, lã merino ou, para usos menos ativos, seda. Ao invés de absorver a umidade, esses tecidos transportam o suor longe de sua pele, dispersando-o na superfície externa onde ele pode evaporar. Resultado: você fica seco mesmo quando suar, e sua camisa seca mais rápido depois.

Conheça a família de Segunda Pele da CURTLO:

This image for Image Layouts addon

THERMOSENSE

Indicada para temperaturas amenas ou atividades de performance que exigem mobilidade. Em contato com a pele, este underwear tem a função de garantir o conforto térmico do corpo, ao mesmo tempo que absorve o suor, mantendo-o sempre seco. Possui costuras planas, proteção UV 50+ e anti-odor. Microcápsulas de Aloe Vera garantem o toque macio, aveludado e a hidratação da pele durante o uso.

ver produtos
This image for Image Layouts addon

THERMOSKIN

Indicada para temperaturas baixas. Em contato com a pele, este underwear tem a função de manter o calor natural do corpo, ao mesmo tempo que absorve o suor, mantendo-o sempre seco e, garantindo o conforto térmico. Possui costuras planas, proteção UV 50+ e tratamento anti-odor.

Ver produtos
This image for Image Layouts addon

THERMOPLUS

Indicada para temperaturas extremas. Em contato com a pele, este underwear tem a função de manter o calor natural do corpo, ao mesmo tempo que absorve o suor, mantendo-o sempre seco e, garantindo o conforto térmico. Possui costuras planas, tratamento anti-odor e anti-pilling.

Ver produtos

2ª camada: Isolamento (camada quente)

A camada de isolamento, ou camada quente, ajuda a reter o calor prendendo o ar perto do seu corpo.

O clássico ThermoFleece CURTLO e outros tecidos sintéticos proporcionam calor para uma variedade de condições. Eles são leves, respiráveis e isolam o calor mesmo quando molhados. Também secam mais rápido e têm uma maior relação calor-peso do que a própria lã. As principais desvantagens do Fleece clássico são a permeabilidade ao vento e o volume (é menos compressível do que outros tecidos).

3ª camada: Proteção (condições climáticas)

A camada proteção é a mais externa, que protege você contra o vento, chuva ou neve. É uma peça importante no mau tempo, porque se o vento e a água penetrarem as suas camadas internas (segunda pele e camada quente), você começa a sentir frio. Além disso, sem a ventilação adequada, a transpiração não evapora, condensando no interior da sua jaqueta.

Modelagem e tamanho é outra consideração a se fazer antes de comprar a sua jaqueta de proteção. Ela deve ser espaçosa o suficiente para caber facilmente sobre as outras camadas sem restringir os movimentos.

Na CURTLO, o produto ideal para esta camada é o Corta-vento Windflow que oferece proteção contra o vento e resistência à água, no entanto não é impermeável.

Image

Atenção para as extremidades

Não só os braços, pernas e tronco precisam de proteção em ambientes de baixa temperatura, também é importante reforçar o cuidado com as extremidades! A ideia de vestir-se em camadas também é válida para as mãos, pés e cabeça (e não esqueça do pescoço).

Lembre-se que os produtos devem ser confeccionados com fibras respiráveis, que permitam a absorção e evaporação do suor, mantendo o equilíbrio térmico do corpo e efetivando a ação das tecnologias entre as camadas.

No caso das meias é um pouco diferente… O sistema de camadas, além de garantir o conforto térmico, tem a função de proteger os pés contra bolhas, machucados e desconfortos com o calçado. A primeira camada (foto Meia Liner): é mais fina, altamente respirável e ajuda a evitar bolhas pois, por ser mais justa, veste perfeitamente, evitando que a meia “dance” no pé. A segunda camada é mais grossa e protege o pé contra possíveis atritos do calçado, geralmente presentes em atividades de longa duração na vida ao ar livre. A terceira camada é o próprio calçado, que pode ser à prova d’água, vento, etc.

Image

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar