Orientação & Navegação

Orientação & Navegação

Pessoas que navegam melhor chegam mais rápido ao seu destino. Para isso é fundamental conhecer o seu ponto de partida e saber aonde se quer chegar para então desenhar a melhor rota. E o caminho mais curto nem sempre é o melhor caminho!

Experimente o sentimento de segurança que brota da confiança em nós mesmos quando dominamos todas as técnicas relacionadas à orientação e navegação, como a escolha da rota, leitura da carta topográfica, uso da bússola e compreensão das distâncias do trajeto escolhido. Reconhecer uma montanha no mapa, perceber as nuances das curvas de nível, visualizar os vales e as cristas pelas quais irá caminhar é o seu desafio neste curso!

O que é o
Orientação & Navegação?

O que é o
Orientação & Navegação?

Um curso experiencial de dois dias na região de Campos do Jordão - SP.

O objetivo do curso é introduzir conceitos de orientação e navegação na teoria e prática.

Para quem foi pensado o
Orientação & Navegação?

Para quem foi pensado o
Orientação & Navegação?

Para pessoas a partir de 16 anos que buscam dominar as técnicas de orientação e navegação em áreas naturais, sejam elas técnicas analógicas ou digitais.

Quem é a
Outward Bound?

Quem é a
Outward Bound?

Uma rede com mais de 50 escolas em mais de 30 países atendendo 150.000 participantes por ano que acredita que há mais em cada um de nós do que imaginamos.

DESCOBRIR, interAGIR e EVOLUIR

O curso Orientação & Navegação é um curso de 2 dias nos quais os participantes adquirirem as habilidades e competências necessárias para navegar e se orientar em áreas remotas através de mapa e bússola. Também são abordados dispositivos digitais que operam com o sinal de GPS.

O formato do curso é uma combinação de aulas teóricas com atividades práticas nas quais o conteúdo é imediatamente colocado em ação. Através do aprender fazendo você poderá descobrir seus pontos fortes e aqueles a desenvolver, permitindo um aprendizado orientado e eficaz.

O curso Orientação e Navegação aborda:

★ Cartografia e cartas topográficas;
Escala, curvas de nível e feições do terreno;
★ Sistemas de coordenadas como latitude e longitude, UTM e Datum;
★ Bússola e sua anatomia, geomagnetismo e declinação magnética;
★ Norte geográfico e norte magnético;
Nortear a carta, tirar e transferir azimute, compensando pela declinação;
Exercícios de triangulação e navegação;
★ GPS e aplicativos;
Planejamento de rota e dicas gerais.

Image

SERRA DA MANTIQUEIRA

Local escolhido para o Desafio OBB, a cadeia montanhosa da Serra da Mantiqueira (do tupi “serra que chora”), se estende por aproximadamente 500 km com altitudes que variam entre mil e quase três mil metros.

Ela se formou há mais de 2,5 bilhões de anos, e hoje está situada nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. É nela que se encontra o primeiro Parque Nacional do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia, criado em 1937.

Os verões são amenos e chuvosos e os invernos costumam ser secos e frios – em certos picos chegando a temperaturas negativas. A Serra da Mantiqueira faz parte do ecossistema da Mata Atlântica e contém trechos de matas de Araucárias e campos de altitude.

A fauna é tão diversa e rica como a flora. É possível se avistar suçuaranas (onças-pardas), lobos-guará, jaguatiricas e veados campeiros.

NOSSO MÉTODO

A Outward Bound encoraja mais de 150 mil pessoas por ano em mais de 30 países do mundo a saírem de suas zonas de conforto e vivenciarem jornadas únicas e reveladoras na natureza.

Aplicamos a metodologia da aprendizagem experiencial ao ar livre. Por meio de expedições desenhadas para crianças, famílias, jovens ou adultos, promovemos a descoberta do verdadeiro potencial das pessoas.

Desde a fundação da Outward Bound em 1941 acreditamos que há mais em cada um de nós que imaginamos – e uma experiência transformadora e bem conduzida na natureza pode nos mostrar do que realmente somos capazes.

Quando descobrimos, já não nos contentamos com menos.

DIA A DIA

[DIA 1]
10h Encontro na Base da OBB_Campos do Jordão - SP
Briefing e  atividades experienciais do curso O&N

[DIA 2]
Saída para ao início da trilha na Serra da Mantiqueira
Atividades experienciais do curso O&N
Retorno para a Base da OBB_Campos do Jordão - SP
Dinâmicas finais
15h Encerramento

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO PROGRAMA

Mentoria e acompanhamento de instrutores-chefes, altamente capacitados na metodologia experiencial e com treinamentos em primeiros socorros para áreas remotas.

Alimentação rica e balanceada durante todo período do programa, preparada especialmente para o ambiente de expedição, e também menus inesperados, como pizza.

Seguro contra acidentes pessoais durante todo o período da vivência.

Equipamentos técnicos de alta qualidade oferecidos pela OBB: mochilas, barracas, sacos de dormir, isolantes térmicos, fogareiros, kits de cozinha e primeiros socorros.

VALORES

À VISTA

R$ 890

CARTÃO DE CRÉDITO

R$ 990

O FUNDO DE BOLSAS OBB

A Outward Bound Brasil é uma organização sem fins lucrativos. Nosso Fundo de Bolsas visa acessibilidade aos programas, fortalecendo nosso caráter social e a diversidade dentro dos nossos grupos. Para mais informações siga para o menu BOLSAS no topo do site. Não deixe de participar, fale com a gente!

E A FEBRE AMARELA?

O Ministério da Saúde ampliou (em março de 2018) a recomendação da vacina contra a febre amarela para todo o Brasil. Uma dose da vacina única é suficiente para a vida inteira. Nós da Outward Bound Brasil reforçamos essa recomendação. Para mais informações sobre o tema, visite a página do Ministério da Saúde em www.saude.gov.br/febre-amarela.

AINDA TEM ALGUMA DÚVIDA?

Entre em contato conosco:
+11 3042 3315 | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

FOTOS: Outward Bound Brasil

Date

07 Julho 2017

Tags

Técnicos

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar