Descubra como natureza encanta e transforma a vida adulta

Descubra como natureza encanta e transforma a vida adulta:

programasOBB START, EXPANDINDO, DISCOVERY, FEAL e LEADERS

Fotos: Caio Polazzo 


Em um mundo cada vez mais conectado digitalmente, muitas vezes nos encontramos desconectados da natureza e até mesmo de nós mesmos. A Outward Bound Brasil, reconhecida por suas experiências transformadoras de aprendizado ao ar livre, oferece uma gama de programas emocionantes voltados para adultos que desejam explorar o ar livre, desafiar seus limites e expandir suas perspectivas.

"Passar no mínimo 120 minutos por semana em ambientes naturais está associado a níveis aumentados de bem-estar e melhores resultados de saúde, reforçando a importância do impacto da natureza no bem-estar humano." WHITE, M. P. et al.

This image for Image Layouts addon

A importância do contato com a natureza

Usando a natureza como cenário de aprendizado, surge a ação, a reflexão e a aplicação prática. Ao confrontar desafios reais e superar obstáculos, construímos habilidades práticas, adotamos resiliência perante adversidades e cultivamos confiança em nossa própria capacidade.

Benefícios da vivência na natureza para uma vida saudável:

Ao participar dos programas oferecidos pela Outward Bound Brasil, poderá desfrutar de uma série de benefícios para a saúde e qualidade de vida. Veja algumas vantagens obtidas através dessas aventuras:

1

Reconectando-se com a Natureza e Consigo Mesmo

Quando nos afastamos das telas e nos envolvemos com ambientes naturais, somos lembrados da importância de estar presente e de apreciar as coisas simples da vida. Essa reconexão não apenas acalma nossas mentes ocupadas, mas também nos ajuda a encontrar clareza e perspectiva.
2

Aprendizado Experiencial: Mãos na Massa

Uma das características mais empolgantes das experiências de aprendizado ao ar livre é o método de aprendizado experiencial. Ao enfrentar desafios reais e superar obstáculos, desenvolvemos habilidades práticas, resiliência e confiança em nossas próprias capacidades.
3

Desafios que Transformam

As experiências ao ar livre frequentemente envolvem desafios físicos e emocionais que nos tiram da nossa zona de conforto. Esses desafios nos incentivam a superar nossos medos, a desenvolver a resiliência diante da adversidade e a adotar uma mentalidade de crescimento. Enfrentar e superar esses desafios não apenas nos torna mais fortes, mas também nos mostra que somos capazes de muito mais do que imaginávamos.
4

Crescimento Pessoal e Autoconhecimento

Explorar a natureza e enfrentar desafios proporciona um ambiente propício para o crescimento pessoal e o autoconhecimento. Muitas vezes, as pressões da vida adulta podem obscurecer nossa visão de quem somos e do que realmente valorizamos. As experiências ao ar livre nos ajudam a descobrir nossas forças, fraquezas e paixões de maneiras profundas e significativas. Essa jornada de autoconhecimento nos permite tomar decisões mais alinhadas com nossos valores e nos ajuda a nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.
5

Conexões Significativas com Pessoas e Ambiente

Participar de experiências de aprendizado ao ar livre também nos coloca em contato com outras pessoas que compartilham nosso desejo de explorar e crescer. A interação com colegas em um ambiente desafiador cria laços profundos e conexões significativas. Essas experiências compartilhadas fortalecem nossa capacidade de trabalhar em equipe, aprimoram nossas habilidades de comunicação e nos mostram a importância do apoio mútuo.

OBB START – FIM DE SEMANA

O OBB Start é uma mini-expedição de fim de semana voltada para qualquer pessoa acima dos 18 anos que deseja explorar atividades ao ar livre e vivenciar a educação experiencial. Sem a necessidade de experiência prévia, o programa oferece uma introdução segura e divertida ao universo da natureza, com destaque para o aprendizado de técnicas e o uso adequado de equipamentos. Através da metodologia da Outward Bound, os participantes são encorajados a sair da zona de conforto, descobrir seu verdadeiro potencial e desfrutar de uma experiência transformadora em meio à natureza.

Image
Image

EXPANDINDO A ZONA DE CONFORTO – 3 a 4 DIAS

O programa "Expandindo a Zona de Conforto" é uma expedição autossuficiente de 3 a 4 dias que pode ser no formato trekking na região da Serra da Mantiqueira ou canoagem na Represa de Paraibuna, e foi projetada para adultos iniciantes no mundo outdoor que desejam se conectar com a natureza, ampliar seus horizontes e encontrar soluções para desafios pessoais. Por meio de aprendizado experiencial, técnicas de expedição e desenvolvimento socioemocional, os participantes são incentivados a romper suas barreiras pessoais, expandir seus limites e obter uma maior conexão consigo mesmo e com a natureza.

Image
Image

DISCOVERY – 8 DIAS

O programa "Discovery" é uma expedição autossuficiente de 8 dias em diferentes regiões do Brasil, projetada para adultos que desejam vivenciar uma jornada intensa e construtiva de reflexão na natureza. Com diferentes modalidades outdoor, o programa oferece a oportunidade de descobrir novas habilidades, ampliar perspectivas e evoluir pessoalmente. Não é necessária experiência prévia, e a experiência promove aprendizados duradouros para toda a vida.

Image

FEAL – 14 DIAS

O programa FEAL é uma expedição autossuficiente de 14 dias com edições nas regiões da Serra do Papagaio – MG, Chapada de Diamantina – BA, Serra do Cipó – MG e Chapada dos Veadeiros-GO. Projetada para adultos a partir dos 18 anos que buscam uma experiência completa e transformadora. Com base nos fundamentos da aprendizagem experiencial ao ar livre, o programa oferece um ambiente vibrante, poderoso e imprevisível para ampliar limites, desenvolver novas habilidades técnicas e descobrir perspectivas socioemocionais transformadoras. Não é necessário ter experiência prévia, e os participantes terão a oportunidade de ampliar seus limites, aprender em grupo e obter insights significativos para toda a vida.

Image
Image
Image
Image

OUTWARD LEADERS – 9 DIAS

O programa Outward Leaders é uma expedição autossuficiente de 9 dias em caiaques oceânicos, focada nos temas de liderança e tomada de decisão. Durante essa jornada, os participantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades socioemocionais e competências interpessoais, praticar valores fundamentais da Outward Bound e explorar a região da Baía de Ilha Grande, RJ. Destinado a Bounders maiores de 18 anos, o programa oferece uma experiência transformadora em meio à natureza, onde os participantes aprofundarão suas habilidades de liderança e tomada de decisão, além de aprenderem técnicas de canoagem oceânica.

Image

Participar de um acampamento e explorar a natureza com a Outward Bound Brasil oferece uma oportunidade única para as famílias se reconectarem, experimentarem aventuras inesquecíveis e desenvolverem uma vida saudável e equilibrada. Não perca a chance de proporcionar a seus filhos uma infância plena, repleta de momentos enriquecedores na natureza. Acesse nosso site para conferir o cronograma, o que está incluso nos programas e os valores, ou entre em contato conosco pelo WhatsApp. Prepare-se para viver aventuras em família na natureza e cuidar da saúde e qualidade de vida de todos!

Indicação de pesquisas cientificas que comprovam o poder da natureza na vida das pessoas:

  1. ANDERSON, C. B. et al. IPBES Values Chapter 2. Conceptualizing the diverse values of nature and their contributions to people. Bonn, Germany: IPBES Secretariat, jul. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6493134. Acesso em: 26 maio 2022.

ANDERSON, C. B. et al. IPBES Values Chapter 2. "Os diversos valores da natureza vão além de considerações econômicas imediatas, abrangendo valores culturais, espirituais e intrínsecos que contribuem para o bem-estar das pessoas e da sociedade como um todo."

  1. BECKER, D. Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes - Manual de orientação: Grupo de trabalho em Saúde e Natureza. [s.l: s.n.].

BECKER, D. "O manual enfatiza o papel da natureza no desenvolvimento de crianças e adolescentes, visando criar uma compreensão abrangente dos benefícios derivados de uma conexão próxima com ambientes naturais."

  1. CHAWLA, L. Childhood nature connection and constructive hope: A review of research on connecting with nature and coping with environmental loss. People and Nature, v. 2, n. 3, p. 619–642, 2020.

CHAWLA, L. "A conexão com a natureza na infância tem o potencial de promover esperança construtiva diante de desafios ambientais, cultivando um senso de agência e responsabilidade em relação ao meio ambiente."

  1. HARTIG, T. et al. Nature and Health. Annual Review of Public Health, v. 35, n. 1, p. 207–228, 2014.

HARTIG, T. et al. "A natureza desempenha um papel vital na promoção da saúde e do bem-estar humanos, oferecendo diversos benefícios psicológicos e fisiológicos que contribuem para uma melhor qualidade de vida."

  1. HARTIG, T.; KAHN, P. H. Living in cities, naturally. Science, v. 352, n. 6288, p. 938–940, 20 maio 2016.

HARTIG, T.; KAHN, P. H. "Viver em cidades que integram a natureza em seu design pode levar a uma restauração psicológica aprimorada, redução do estresse e melhoria geral do bem-estar dos residentes urbanos."

  1. KAPLAN, S. The restorative benefits of nature: Toward an integrative framework. Journal of Environmental Psychology, Green Psychology. v. 15, n. 3, p. 169–182, 1 set. 1995.

KAPLAN, S. "Passar tempo em ambientes naturais tem sido associado à restauração cognitiva, rejuvenescimento emocional e a um senso aprimorado de bem-estar."

  1. MEREDITH, G. R. et al. Minimum Time Dose in Nature to Positively Impact the Mental Health of College-Aged Students, and How to Measure It: A Scoping Review. Frontiers in Psychology, v. 10, 2020.

MEREDITH, G. R. et al. "Mesmo uma exposição breve a ambientes naturais pode impactar positivamente a saúde mental de estudantes universitários, destacando o potencial da natureza como uma intervenção terapêutica."

  1. PRETTY, J. et al. The mental and physical health outcomes of green exercise. International Journal of Environmental Health Research, v. 15, n. 5, p. 319–337, out. 2005.

PRETTY, J. et al. "Participar de atividades físicas em espaços verdes está relacionado a benefícios tanto mentais quanto físicos, melhorando o humor, reduzindo o estresse e aprimorando o bem-estar geral."

  1. THOMPSON COON, J. et al. Does participating in physical activity in outdoor natural environments have a greater effect on physical and mental wellbeing than physical activity indoors? A systematic review. Environmental Science & Technology, v. 45, n. 5, p. 1761–1772, 1 mar. 2011.

THOMPSON COON, J. et al. "Participar de atividades físicas ao ar livre tem demonstrado ter um efeito mais positivo sobre o bem-estar físico e mental em comparação com atividades semelhantes realizadas em ambientes fechados."

  1. WHITE, M. P. et al. Spending at least 120 minutes a week in nature is associated with good health and wellbeing. Scientific Reports, v. 9, n. 1, p. 7730, 13 jun. 2019.

WHITE, M. P. et al. "Passar no mínimo 120 minutos por semana em ambientes naturais está associado a níveis aumentados de bem-estar e melhores resultados de saúde, reforçando a importância do impacto da natureza no bem-estar humano."

A Outward Bound é uma organização internacional sem fins lucrativos que incentiva e leva pessoas de todas as idades a jornadas transformadoras na natureza. Desde crianças até adultos, nosso trabalho consiste em desenvolver o potencial de cada indivíduo, utilizando a natureza como ferramenta fundamental. Com uma abordagem experiencial e imersiva, buscamos fortalecer valores como trabalho em equipe, empatia, respeito à natureza, diversão e aventura.

Por meio de cursos e expedições desafiadoras ao ar livre, proporcionamos experiências que vão além do ensino tradicional, promovendo o crescimento pessoal, o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades essenciais.

Reconhecida internacionalmente, com mais de 50 escolas em mais de 30 países atendendo 150.000 participantes por ano que acredita que há mais em cada um de nós do que imaginamos, a Outward Bound inspira as pessoas a descobrirem seu verdadeiro potencial, expandirem horizontes e conectarem-se com o mundo natural, tornando-se cidadãos conscientes e engajados.

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar