Eu Fiz o FEAL

EU FIZ O FEAL

F.E.A.L. Fundamentos da Educação ao Ar Livre

O programa FEAL é uma expedição autossuficiente de 14 dias com edições nas regiões da Serra do Papagaio – MG, Chapada de Diamantina – BA, Serra do Cipó – MG, Chapada dos Veadeiros-GO e Serra da Bocaina-SP. Com base nos fundamentos da aprendizagem experiencial ao ar livre, o programa oferece um ambiente vibrante, poderoso e imprevisível para ampliar limites, desenvolver novas habilidades técnicas e descobrir perspectivas socioemocionais transformadoras.

O FEAL recebe pessoas com pouca experiência e também pessoas com extenso currículo ao ar livre, todos buscando a experiência de 14 dias de autossuficiência, o desenvolvimento de habilidades adicionais hardskill (técnicas) e softskill (comportamentais).

BRUNO NEGREIROS

“O FEAL me proporcionou uma perfeita experiência que equilibrou o contato com a natureza e uma total imersão interna. Lembro da beleza sutil de andar pelo cerrado enquanto refletia sobre minha vida e meus próprios pensamentos. Quem sou eu, como me conecto e onde eu quero chegar deram o ritmo de uma intensa meditação em movimento.

As águas que fluíam pelos cânions da Chapada dos Veadeiros me ensinaram como o ambiente pode ser um dos melhores professores, ensinando resiliência, cooperação e apreciação. Ainda hoje carrego reflexões sobre dificuldades e decisões que concebi por lá, sempre em frente buscando pela realização de todos os meus sonhos”. Aluno Bruno Negreiros - Gear Tips

FERNANDA DIVA

"Retornar à rotina após uma experiência de 14 dias imerso no cerrado se revela uma tarefa desafiadora. Durante esse período de expedição autossuficiente, fui confrontado com uma gama intensa de emoções e aprendizados. Vivenciei momentos de alegria profunda e também de dor, conheci facetas desconhecidas de mim mesmo e compreendi a importância do convívio em grupo. Além das belezas naturais e das águas cristalinas, o cerrado me ensinou sobre resiliência, destacando a necessidade de renovação e crescimento através da destruição e reconstrução de ciclos.

Essa jornada despertou em mim uma conexão mais profunda com minha expressão escrita e me fez refletir sobre os padrões modernos de vida. A ausência de sinal durante esse período proporcionou uma oportunidade única para contemplação e questionamento. Agradeço à equipe da @outwardboundbrasil por criar um ambiente propício para aprendizado, superação e trocas significativas. A experiência no cerrado foi verdadeiramente transformadora e me deixou ansioso pela próxima aventura, consciente de que, assim como na natureza, o processo de renascimento muitas vezes requer enfrentar desafios para florescer novamente". Aluna Fê Diva - Influencer

PEDRO LACAZ AMARAL

“O FEAL da Outward Bound Brasil não apenas ensina habilidades práticas para a vida ao ar livre, mas também proporciona experiências transformadoras que moldam o caráter, promovem a resiliência e cultivam conexões profundas, oferecendo um caminho valioso para o crescimento pessoal e o fortalecimento emocional”. Aluno Pedro Lacaz Amaral - Gear Tips e Deuter BR

GABRIELLE MONTEIRO 

“Fiz o FEAL em 2009 na Serra da Mantiqueira e ainda me lembro dos detalhes da experiência, que foi sem dúvida, a mais marcante da minha vida. Tinha apenas 22 anos na época, uma jovenzinha apaixonada pela vida ao ar livre. Fui para descobrir mais sobre as montanhas, acampamentos, trekking, mas meu mergulho mesmo foi pra dentro de mim.

Diálogos diários sobre liderança, feedback, consenso, empatia, resiliência, autoconfiança, me fortaleceram para o que sou hoje, não só em campo, mas em vários aspectos pessoais e profissionais. Sou muito grata aos instrutores por abrirem os caminhos e aos meus companheiros de caminhada, por segurarem minhas mãos, chorando e rindo juntos sempre”. Aluna Gabrielle Monteiro - PISA TREKKING 

RENAN CAVICHI 

"Fiz o FEAL na Chapada dos Veadeiros e foi uma experiência única que conciliou algumas de minhas paixões: as atividades outdoor, a natureza e os amigos. Pela primeira vez pude perceber na prática o poder do ambiente natural como "sala de aula". Uma expedição de aventura como esta se torna um catalisador para o desenvolvimento pessoal, nos permitindo evoluir habilidades como: autoconhecimento, liderança, relações sociais, comunicação entre outras.

Sou grato aos colegas e instrutores que estiveram comigo nessa jornada e que compartilham da mesma paixão por explorar e se aventurar na natureza. Voltei com a certeza de que as expedições outdoor, quando bem estruturadas, são um ambiente fantástico para que cada um possa encontrar o melhor de si”. Aluno Renan Cavichi - Aventure Box 

EMILY BARBOSA 

“O FEAL Mantiqueira me trouxe uma profunda desconstrução e uma nova visao sobre como me relaciono com os outros, comigo mesma e com a natureza.

Sem uma programação engessada, mas de uma forma fluida, percorremos por montanhas, vales, rios e cachoeiras com nossos corações, pés e emoções.
Foi lindo ver a união do grupo ajudando uns aos outros a ser redescobrir, crescer e a se (re) conectar com a natureza.
Cada um em sua jornada individual, mas trabalhando em grupo para dar vida aos valores aprendidos no programa FEAl, com instrutores que foram maestros em nos dar as coordenadas assertivas para encontrarmos a direção à seguir. Isso refletiu em consciência para o grupo sobre coletividade, liberdade, liderança, cooperação, união e respeito à natureza e formas de mínimo impacto.
Experiência que marcou o início de uma linda jornada profissional minha e me fez mais forte, mais segura de mim mesma e com vontade de dar vida a esses valores no dia a dia!
Saí da minha zona de conforto para expandir a zona de aprendizado de uma forma totalmente disruptiva!” Aluna Emily Barbosa - Atleta 

FABIO ALMEIDA

“Caminhada e acampamento na natureza são coisas muito boas, sempre gostei de fazer. Mas o Feal é muito mais que isso. A combinação do isolamento do mundo - foram duas semanas sem celular -, com a superação de desafios em conjunto com “estranhos” me levou para uma grande viagem para dentro de mim mesmo. Impulsionado pelos conteúdos repassados nos “minicursos” ao fim de cada dia, me questionei e me afirmei em vários momentos. Além do autoconhecimento, avancei na minha percepção sobre planejamento e execução de projetos e dinâmica de equipes. No fim, duas semanas parece pouco e fica a vontade de seguir por esta trilha”. Aluno Fabio Almeida - Pedal Nativo

EDUARDO LAGE 

“O mais interessante de todas as experiências de vida que atividades como esta, com a metodologia que usam e com a filosofia que os Bounders têm, foi COMPROVAR, de fato, que o FEAL transforma para sempre a vida das pessoas!

Navegar por terrenos desconhecidos usando apenas mapa e bússola por horas sem fim, acampando no “mato” e sujeito às intempéries da natureza sempre fizeram parte do meu estilo e vida, seja nas corridas de aventura ou nas enrascadas que me metia com o meu irmão gêmeo.

Então, decidi experimentar o FEAL!! Por isso não conseguia entender como estaria fora da minha Zona de Conforto nessa experiência de vida. Mas fui! Deixei rolar para ver no que ia dar e foi no 3° dia dessa Expedição ao Ar Livre que percebi se tratar de uma Aventura AUTÊNTICA e que de fato transformou a minha vida”. Aluno Eduardo Lage CO.life

Artigos Relacionados

Desacelerar para se alcançar

Sementes da Montanha

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar