Sementes da Montanha

SEMENTES DA MONTANHA

AS TRANSFORMAÇÕES REAIS DO FEAL CONTADAS POR QUEM SE DESAFIOU, EVOLUIU E LEVOU APRENDIZADOS PARA A VIDA

Conectados pela natureza e pelos novos laços criados em uma expedição autossuficiente Outward Bound, participantes do FEAL revisitam imagens inéditas da jornada de duas semanas pela Mantiqueira e compartilham seus despertares e suas evoluções.

 

Contemplando o que há de melhor, mais atualizado e mais profundo do aprendizado experiencial em formato expedicionário, o FEAL – Fundamentos da Educação ao Ar Livre – atende tanto pessoas que buscam novas ferramentas (habilidades técnicas ou socioemocionais), como quem quer significar suas vidas através de uma experiência transformadora. Além da Serra da Mantiqueira, há edições anuais do programa na Chapada Diamantina, Chapada dos Veadeiros e Serra do Cipó.

Nesta série especial “Sementes da Montanha”, o fotógrafo Caio Palazzo se integra ao processo e aproxima suas lentes e seu olhar da essência da travessia. Cada imagem, cada relato e cada experiência são únicos. Mas os ecos do FEAL têm algo em comum: o transbordar da vivência para o dia-a-dia, a certeza de que algo mudou para sempre em cada um e de que o vínculo das emoções é mesmo uma poderosa ferramenta de aprendizagem.

 

FOTOS: CAIO PALAZZO
EDIÇÃO E PRODUÇÃO: BRUNO ROMANO E ANDREAS MARTIN

 

Adriana Salles

Poder relembrar o FEAL é mais do que ter histórias, é poder senti-las no próprio corpo. É a memória celular que vem de uma experiência transformadora.

Vivi por inteira. Dos pés congelando do frio das noites de geada ao mergulho na cachoeira com sensação renovada.

UM APROFUNDAMENTO EM MIM E UM MARAVILHAMENTO DO QUE HÁ FORA.

A sintonia no grupo compunha a paisagem que fomos presenteadas e presenteadas diariamente.

A caminhada chegou ao fim, mas as sutilezas, sensações de estar conectada a natureza e as histórias ficam.

Image
Image

Rodrigo Spaloni

O FEAL nos coloca em diversos momentos extremos. Extremo frio, extrema beleza, extremas amizades, extremo cansaço, extremos sentimentos.

Em alguns dias criamos mais intimidade com aqueles que compartilhamos a jornada do que com muitos amigos de longa data.

SOMOS PRESENTEADOS COM A SIMPLICIDADE, A VERDADE, O COMPANHEIRISMO E A TROCA COM A NATUREZA E ACREDITO QUE ESSES SÃO ALGUNS PILARES FORTES E NECESSÁRIOS PARA UMA VIDA COMPLETA.

Posso dizer que voltei outra pessoa, com outros olhos para o dia a dia e buscando outras sensações e experiências, buscando valorizar cada vez mais cada momento que vivemos nessa incrível caminhada da vida.

Image
Image

Lucas Asnis

Que vida foi essa que eu vivi lá fora? Que vontade de entrar neste Lucas que está vivo nas fotos. Vejo muita presença nesse Lucas.

O FEAL PLANTA SEMENTES E ESSAS FOTOS ME LEMBRAM DESTAS SEMENTES PLANTADAS. DE NATUREZA. DE ESPONTANEIDADE. DE VERDADE.

Image
Image

Carol Farah

Fazer o FEAL é atravessar.
Dia, noite, rio, sol
a gente anda e anda e vive tanto
e não leva nada:
tudo, mal acabou de ser vivido, já se transforma.

Fazer o FEAL é atravessar,
mas não tem lugar nenhum a se chegar.
Assim como a lua atravessa o céu
pra fazer uma viagem em si mesma
e viver cada uma de suas fases.

ME SINTO VITORIOSA DE TER ENCARADO

O PESO DA MOCHILA.

HOJE ME SINTO MAIS LEVE E MAIS CAPAZ.

Image
Image

Felipe Chammas

No FEAL nós adentramos florestas, subimos a picos e admiramos paisagens. Vivemos frio, sol e vento.

Cada camada de roupa foi necessária. Cada raio de sol tocando a pele foi valorizado. Cada rio que matou nossa sede, reverenciado.

EM MEIO A LONGAS CAMINHADAS, VÍNCULOS CRIADOS, ANIMAIS SELVAGENS, FOME E “COZINHANÇA”, ME VI CHEIO DE INTEMPÉRIES IMPREVISÍVEIS, CONDIÇÕES CLIMÁTICAS INTERNAS SEVERAS, BEM COMO COM UM MAR DE MORROS A PERDER DE VISTA E UMA BELEZA DE TIRAR O FÔLEGO.

QUANDO ME DEI CONTA, ENTENDI: TAMBÉM SOU NATUREZA.

Image
Image

Stephany Santos

No momento,
FEAL Inverno
Era só um café ou um chá
Quentinho, amargo
Cheirinho bom, saboroso.

 

A MELHOR SENSAÇÃO QUANDO

ESTÁ NA MONTANHA É O

TOCANTE DO CORAÇÃO E ALMA.

 

GRATIDÃO POR ESSAS EXPERIÊNCIAS INCRÍVEIS

DA VIVÊNCIA, EMPATIA E AMOR

COM FEAL AO AR LIVRE.

 

Não queremos que acabe
Deixamos só a lembrança.
A VIDA é todo aprendizado, ensinando e continuando aprendendo.

Image
Image

Luam Farina

Ooooh FEAL, tantos aprendizados, tantas trocas, tantos desafios, tantas superações, tantas conexões, tantos reencontros; são tantos e tantas…

SORRIR COM A ALMA, DORMIR E ACORDAR SEM JANELAS.

 

Travessias de rios, comidas sensacionais,, estrelas cadentes, por e nascer do sol, luas, conversas, frio externo e calor interno, portais, cavalos livres… e muita (muuuita) gratidão por tudo e todos.

Image
Image

Leonardo Caputo

O FEAL consegue criar uma complexa e intensa experiência de aprendizado. O aprendizado se faz a cada momento, a cada passo com a mochila pesada, rio atravessado, azimute calculado e jantar preparado, tudo isso em condições determinadas pela natureza.

Aulas, cozinhar de montanha, montagem e desmontagem do acampamento, cada momento foi único e proveitoso. Além disso, o aprendizado se constrói na relação com o grupo, lidando com as particularidades de cada ser, com suas dificuldades, anseios e medos.

O autoconhecimento também está presente. Como cada um de nós lidou com as dificuldades, com as noites longas e frias, com os desafios propostos ou que surgiram em nossas frentes para continuar nos incentivando a andar, subir e crescer como seres humanos.

Para toda essa experiência de aprendizagem, tivemos mentores que nos guiaram por essa fantástica jornada, trazendo sabedoria, segurança e apoio tão fundamentais para nosso desenvolvimento.

A EXPERIÊNCIA DO FEAL É TÃO ÚNICA E MARCANTE QUE ACREDITO QUE CONTINUAREI APRENDENDO, NÃO IMPORTE QUANTO TEMPO PASSE, POIS, AS MEMÓRIAS JÁ FAZEM PARTE DE QUEM EU SOU…

Image
Image

Isadora Mota

O FEAL É UMA EXPERIÊNCIA QUE TODA PESSOA DEVERIA TER. SÓ DE ESTAR IMERSO NELA A GENTE CRESCE, E QUANDO A GENTE SE ENVOLVE COM ELA, A GENTE TRANSBORDA.

Amizades inesquecíveis, natureza desafiadora, limites superados.

Importante para o meu desabrochar e perceber como posso muito mais do que pensava. Vim embora para casa e o FEAL veio comigo. Já quero voltar!

Image
Image

Daniel Bispo

Hipnotizado pela beleza das serras caminhei atento ao tempo, ao corpo, a inquietude dos pensamentos, e por vezes, a solitude da mente.

À MEDIDA QUE A IMERSÃO NO AMBIENTE SELVAGEM SE INTENSIFICAVA, OS SENTIDOS SE AGUÇAVAM, SEM ESPAÇO PARA DISTRAÇÕES; APENAS O AGORA IMPORTAVA. MAS QUE PRIVILÉGIO, OU MELHOR, QUE PRESENTE FOI ESTAR PRESENTE.

Hoje, o FEAL é passado, mas sempre será presente!

Image
Image

Hélder Madeira e Fabiana Pereira

A MELHOR "SALA DE AULA QUE HÁ: HÉLDER MADEIRA E FABIANA PEREIRA, DA OUTWARD BOUND BRASIL, COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS E FACILITANDO A EXPEDIÇÃO.

Image
Image
Image

Caio Palazzo

ACREDITO QUE A IDEIA MORA NO DETALHE, NAS PEQUENAS MUDANÇAS, QUE ÀS VEZES DESPERTAM GRANDES MOVIMENTOS.

POR QUE A VIDA VOLTA, MAS ALGO FICA, ALGO DO TIPO UMA SEMENTE MESMO.

Nas pequenas rotinas: dormir sem janela, acordar com o nascer do sol, as refeições, o tempo para pensar, a falta de tempo por acúmulo de tarefas. O dia-a-dia em equipe. Cada sorriso, cada ajuda.

Fico receoso com esses conceitos de evolução, transformação e conexão. Eles fazem parte, claro, e o clichê muitas vezes funciona, mas sinto que a coisa toda está num lugar mais cotidiano e tênue. Acho que isso pode fazer um pouco mais de sentido – e dar mais sentido à vida.

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar