Descubra a sala de aula na natureza com a OBB para Escolas

Descubra a sala de aula na natureza com a OBB para Escolas

OBB Escolas é um dos programas de educação experiencial ao ar livre da Outward Bound Brasil em parceria com escolas do ensino fundamental e ensino médio, objetivando o desenvolvimento socioemocional na natureza de crianças e adolescentes. O programa visa o desenvolvimento de competências que vão além do aspecto cognitivo da aprendizagem, firmando um compromisso com o desenvolvimento integral das crianças e jovens, inserindo a escola na natureza. 

Em 2023 atendemos 467 estudantes em 13 programas que navegaram entre trekking, escalada, canoagem, rappel, muito aprendizado, conexão e aventura. São oportunidades reais para crianças e adolescentes se conectarem com seu máximo potencial, seu entorno e a vida ao ar livre. É o aprendizado transbordando o cognitivo e abraçando todo o ser.

This image for Image Layouts addon

Os desafios na juventude

Os desafios na juventude  

Crianças e adolescentes enfrentam diversos desafios que afetam seu desenvolvimento físico, emocional e social. Problemas como bullying, questões de autoimagem, desafios educacionais, vicio em tecnologia, profunda insegurança, etc.  

Nós da Outward Bound acreditamos que há mais em cada um de nós do que imaginamos. Temos como propósito ajudar as pessoas a desenvolverem todo seu potencial, ampliando seus sonhos e limites. O que você acha deles descobrirem essa possibilidade? A OBB tem ferramentas valiosas para facilitar essa jornada de autodescoberta através das experiências ao ar livre, uma abordagem que amplia as habilidades e competências trabalhadas na escola, e  explora diversas possibilidades de crescimento pessoal.

Image

Investindo no Crescimento Pessoal: A Outward Bound Brasil como aliada

A Outward Bound Brasil emerge como uma aliada nesse processo, oferecendo aos jovens um espaço seguro e positivo para explorar a natureza e, simultaneamente, descobrir seu potencial inexplorado. A Outward Bound desenvolve suas atividades embasada em três principais alicerces: As pessoas (educadores altamente qualificados), nosso processo (modelo de aprendizagem experiencial) e nossos lugares (ambientes naturais inspiradores) para criar uma experiência verdadeiramente autêntica, rica e segura para os estudantes

Image

Explorando a Natureza: Uma Pausa Necessária da Vida Moderna

As experiências ao ar livre proporcionam uma conexão única e enriquecedora com a natureza. Em um mundo dominado pela agitação da vida moderna, essa exposição permite que os jovens desacelerem, reflitam sobre suas vidas e apreciem a beleza do ambiente natural. A natureza não apenas reduz o estresse, ela é inspiradora, além de promover apreciação mais profunda pela biodiversidade e pelo meio ambiente.

Image

Envolvimento com o Coletivo: A Força da Colaboração

As atividades ao ar livre propostas pela OBB incentivam a colaboração e o trabalho em equipe. Compartilhar acampamentos, experiências e desafios fortalece os laços entre os alunos, ensinando-lhes a confiar uns nos outros, tomar decisões em conjunto e oferecer apoio mútuo. 

Image

Ampliando a Autoconfiança: Da Insegurança à Resiliência

Através da aprendizagem construída durante a experiência em ambientes naturais, os alunos descobrem coragem e resiliência. Com o suporte dedicado de instrutores, eles aprendem a lidar com condições adversas, trilhas que desafiam na medida certa e atividades que transformam a incerteza em autoconfiança. A natureza se torna, assim, um catalisador para o desenvolvimento de jovens confiantes e preparados para enfrentar os desafios da vida.

Em síntese, ao abraçar a experiência o ensino únicao da Outward Bound Brasil, as escolas e os educadores não estão apenas proporcionando experiências ao ar livre; estão oferecendo uma ferramenta valiosa para o crescimento pessoal e a formação de indivíduos preparados para enfrentar o futuro com coragem, resiliência e uma conexão profunda com o mundo natural.

Quem somos

A Outward Bound é uma organização internacional sem fins lucrativos que incentiva e leva pessoas de todas as idades a jornadas transformadoras na natureza. Desde crianças até adultos, nosso trabalho consiste em desenvolver o potencial de cada indivíduo, utilizando a natureza como ferramenta fundamental. Com uma abordagem experiencial e imersiva, buscamos fortalecer valores como trabalho em equipe, empatia, respeito à natureza, diversão e aventura.

Por meio de cursos e expedições desafiadoras ao ar livre, proporcionamos experiências que vão além do ensino tradicional, promovendo o crescimento pessoal, o aprendizado prático e o desenvolvimento de habilidades essenciais.

Reconhecida internacionalmente, com mais de 50 escolas em mais de 30 países atendendo 150.000 participantes por ano que acredita que há mais em cada um de nós do que imaginamos, a Outward Bound inspira as pessoas a descobrirem seu verdadeiro potencial, expandirem horizontes e conectarem-se com o mundo natural, tornando-se cidadãos conscientes e engajados.

Artigos Relacionados

Assine a Newsletter

 * campos obrigatórios
 

Nossa sede no Brasil

Rua Felipe Galvão Pereira, 160 - Vila Loli - 12467-372 Campos do Jordão - SP

Pesquisar